CRESS BA encerra programação ao vivo do evento em comemoração ao 15 de maio – Dia da/o Assistente Social

As palestras seguirão disponíveis gravadas na plataforma de transmissão do evento

Durante os dias 12,19 e 26 de maio e dias 02 e 10 de junho de 2021, o Conselho Regional de Serviço Social da Bahia (CRESS-BA) realizou ao vivo, o “Vem com a gente CRESS BA”, evento virtual em comemoração ao 15 de maio - Dia da/o Assistente Social. O evento foi compostos por diversas palestras durante 5 dias, transmitido através de uma plataforma específica para eventos online e fornecerá certificação. Foram dias de muita aprendizagem e reflexão com a participação de 1.847 inscritos e mais de 19 mil visualizações.

O evento ficará disponível na plataforma (eventos.congresse.me/cress-ba) durante o período de 6 meses, para que profissionais, estudantes ou interessados na área possam ter acesso aos assuntos abordados, tão relevantes para toda a categoria de assistentes sociais.

No dia 12 de maio abertura oficial do evento, tivemos a mesa, a assistente social e mestra em Políticas Sociais e Cidadania, Ídila Muniz, que explanou sobre a história, afirmação e importância do 15 de maio. Ainda durante este primeiro dia de encontro, a Diretoria do CRESS BA apresentou um levantamento das principais ações da Gestão no último ano.

O segundo dia de atividades, dia 19 de maio, foi marcado pela pauta educação. O doutor em educação José Sérgio Gomes da Silva e a assistente social e pós-doutora em Serviço Social Adriana Férriz, foram os responsáveis pela importante discussão a respeito do Serviço Social na educação básica, implementação da Lei nº 13.935/19 e desafios dos profissionais para este contexto.

A partir do dia 26 de maio, o “Vem com a gente CRESS-BA” passou a ser mais inclusivo, deste dia em diante as palestras contaram também com a presença de intérpretes em libras. O contexto de pandemia foi o assunto da mesa nesta reunião, que teve como palestrantes as assistentes sociais Emanuela Brito e Chirlene Pereira, que abordaram sobre a atuação das/os assistentes sociais nos municípios baianos no contexto de pandemia e sobre a atuação das/os assistentes sociais junto aos povos originários e comunidades tradicionais no contexto de pandemia, respectivamente.

O direito à vida no campo e na cidade foi pauta para o quarto encontro do evento, realizado no dia 02 de junho. O CRESS BA trouxe à mesa de debate, profissionais atuantes com demandas que atingem tanto a cidade quanto o campo. Presente neste dia Ilsa Carla, assistente social atuante com as questões da população em situação de rua; Rafaela Mattos, assistente social atuante com as demandas dos povos indígenas e Sirlene Assis, assistente Social e Ouvidora da Defensoria Pública do Estado da Bahia.

O último dia do “vem com a gente CRESS-BA”, teve a presença de duas profissionais que finalizaram o evento de forma a trazer provocações à todas/os a respeito da vivência do teletrabalho e direitos das/os assistentes sociais no contexto de pandemia. Convidamos para tratar desses assuntos a assistente social, professora e Ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Marcia Lopes, e Ediana Dourado, Secretária da Assistência Social do Município de João Dourado- BA e Presidente do Colegiado Estadual de Getores Municipais de Assistência Social do estado da Bahia (COEGEMAS/BA).

Acesse aqui todo o evento na íntegra

Comentários

Registrar um comentário