CRESS-BA realiza atividade interna sobre Rotinas Trabalhistas e Assédio Moral

O Conselho Regional de Serviço Social da 5ª Região (CRESS-BA), realizou na última segunda-feira (26/07) para sua comunidade interna, uma atividade virtual de cunho pedagógico com o tema: Rotinas Trabalhistas e Assédio Moral. Intitulada “Live do Jurídico”, a ação foi uma iniciativa do Assessor Jurídico do Conselho, Flávio Dantas, e teve como palestrante a Drª Cínzia Barreto de Carvalho, Mestra em Direito e advogada com vasta experiência em Direito do Trabalho. Presentes na reunião, 26 pessoas, incluindo assessores, funcionários, colaboradores, estagiários e Conselheiros.

A reunião foi iniciada pela fala da Assessora de Comunicação, Maria Auxiliadora, que agradeceu a presença de todos, agradeceu à Drª Cínzia por ter aceitado o convite do Assessor Flávio e ainda convidou os demais trabalhadores da Autarquia a sugerirem outras pautas de tão grande relevância para a comunidade interna. A fala foi repassada para Flávio, que apresentou o currículo da Palestrante Drª Cínzia e esclareceu as intenções do tema. Segundo ele, a ideia surgiu por conta do seu vínculo com a academia, mas que é sempre bom trazer o que vivenciamos na teoria para a prática. “Nos deparamos com muitas distorções e precisamos entender que o direito anda casado com o dever”, afirma Flávio que também é professor. Flávio ainda reforça que o objetivo é trazer uma noção sobre este tema que abrange o mundo do trabalho de forma mais pedagógica, para todos os trabalhadores e gestão.

A reunião seguiu com a palestra da Drª Cínzia, que logo agradeceu o convite e fez suas falas iniciais com base nas relações de trabalho, tomando como exemplo o ambiente de um Conselho de Classe, “Que por ser uma Autarquia, por ter uma fiscalização do Tribunal de Contas da União, há algumas limitações. Por causa da fiscalização do TCU e da necessidade de prestação de contas é diferente de uma empresa privada qualquer”, esclarece ela. A palestra teve muitos pontos interessantes e esclarecedores para toda a comunidade, que ainda foi agraciada com duas orientações finais da Drª Cínzia. A advogada sugeriu a criação de um Grupo de Trabalho (GT) de Combate ao Assédio Moral e a elaboração de uma Cartilha de prevenção do assédio moral para a Autarquia, trazendo como exemplo a Cartilha sobre Assédio Moral - Coleção Trabalho Decente, elaborada por ela no ano de 2014, para Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) do Governo do Estado da Bahia.

Comentários

Registrar um comentário