Nota de Solidariedade CRESS-BA às vítimas das fortes chuvas na Bahia

O Conselho Regional de Serviço Social da 5ª Região (CRESS-BA) vem a público manifestar a sua absoluta solidariedade às vítimas das fortes chuvas que caíram nos últimos dias na Bahia, milhares de pessoas que tiveram suas casas alagadas, desmoronadas e que passaram a madrugada ilhadas nas ruas, causando prejuízos sociais incalculáveis. A Calamidade Pública acontece diante da acentuação das ações naturais.  

Sabemos que estamos sujeitos a fenômenos naturais que fogem da previsibilidade do poder público, mas também sabemos que todos os anos no período de grandes chuvas muitas cenas se repetem. A atuação do Serviço Social faz-se ainda mais fundamental com o trabalho articulado das políticas públicas, com o objetivo de minimizar os efeitos da tempestade vivenciada nos últimos dias. O/a Assistente Social é o/a profissional que tem por competência atuar tanto na execução de políticas sociais, como na área de planejamento, formulação e avaliação de programas, projetos e gestão dessas políticas. Desta forma, este profissional contribui na administração de políticas de gestão de desastres.

De acordo com a Tipificação Nacional dos Serviço Socioassistenciais (2009), na Proteção Social Especial de Alta Complexidade, o Serviço de Proteção em situações de calamidades públicas e de emergências trata, particularmente, frente às ocorrências. Segundo a Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social CNAS de nº 109/09, o papel deste serviço é promover o apoio e a proteção à população atingida por situações de emergência e Calamidade Pública. O serviço deve garantir, através de orçamento na política de Assistência Social e o apoio técnico, a oferta de alojamentos provisórios, atenções e provisões materiais, conforme as necessidades detectadas nas áreas de risco e seu entorno.

Reverenciamos o trabalho de todos/as Assistentes Sociais que estão na linha de frente e ao mesmo tempo, que seja resguardado a sua integridade física e mental diante de tanta exposição aos riscos eminentes e a situação desesperadora de tantas pessoas e de famílias inteiras. Primar pela garantia da materialidade de condições dignas para essas pessoas que estão vivenciando esta situação, além de propiciar aos atingidos, condições de segurança de acolhida, segurança de sobrevivência a riscos circunstanciais, convívio familiar, comunitário e social.

Serviço Social presente e atuante!

 

Gestão CRESS para Base – Triênio 2020/2023

Comentários

Registrar um comentário