CRESS-BA em mobilização pelas 30h em Salvador-BA

Na manhã do dia 10/12, o Conselho Regional de Serviço Social da Bahia se fez presente na assembleia setorial para Assistentes Sociais e Psicólogos Servidores da Prefeitura Municipal de Salvador, que tratou dentre outras pautas, a jornada de 30 horas semanais de trabalho para estes profissionais. Representando o CRESS-BA, os Conselheiros André Caldas e Júlio Felipe Pinheiro e o Assessor Jurídico, Flávio Dantas.

Em uma fala inicial bastante emocionada, o Conselheiro Júlio Pinheiro fez referência ao falecimento da Colega Fabiana Bonfim, Assistente Social na Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer – SEMPRE, e às vítimas das fortes chuvas no Extremo Sul da Bahia. As falas seguintes foram direcionadas ao Vereador Augusto Vasconcelos que ouviu, assim como todos os presentes, pedidos de apoio à causa e um breve relato sobre a luta pelas 30h. Segundo O Conselheiro Júlio “essa não é uma causa individual, não é uma causa apenas de uma categoria, ela é coletiva.” Após as falas, o Conselheiro entregou o Projeto de Lei nas mãos do Vereados Augusto Vasconcelos, que deixou claro sobre a possível morosidade neste tipo de projeto, bem como sobre os diversos trâmites que ele ainda precisa passar até ser aprovado.

O Conselheiro André Caldas fez a sua fala com base na mobilização que precisa ser feita.  Segundo ele, as duas categorias precisam ir à luta juntas, fazendo pressão aos governantes para que o projeto possa ter cada vez mais visibilidade, até que venha ser aprovado. “É necessário que façamos pressão, que possamos ir de gabinete em gabinete informar e cobrar daqueles que podem nos ajudar nessa causa tão importante”, conclui ele. O Conselheiro André Luiz Caldas também está como ator na mobilização para a implementação da Lei 13.935/19 como representante do CRESS-BA. Ele esteve recentemente em Brasília - DF, junto com os demais Conselhos Regionais de Serviço Social, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e os Conselhos Regional (CRP03) e Federal (CFP) de Psicologia, em mobilização pela defesa das categorias no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB.

Para o Assessor Jurídico Flávio Dantas, as categorias precisam se apropriar das ferramentas que já estão postas, “precisamos ocupar os espaços de forma inteligente e o Projeto de Lei é uma das ferramentas, já que judicialmente não é viável tratar sobre isso no momento”, informa ele. Segundo Flávio, a mobilização é necessária, mas precisa ser direcionada e com os mecanismos certos para fazer pressão com as ferramentas que já possuímos, enfatizando a importância da didática e informação. “Precisamos repensar as práticas antigas e verificar as que as hoje podemos utilizar”, conclui ele.
 

Vamos lá, juntos/as pelas 30 horas já!

A mobilização continua, continue conosco!

Breve informaremos sobre outros atos e assembleia.

 

 

Comentários

Registrar um comentário