Roda de conversa sobre gênero marca início de atividades da Comissão de Gênero/Etnia do CRESS-BA

Na manhã do sábado (11) o CRESS-BA sediou a Roda de Conversa “Gênero: Conceitos e fundamentos / História do Feminismo”, com a mediação da Profª Dr.ª Márcia Tavares (UFBA NEIM e Serviço Social), a participação de representantes da diretoria e assistentes socais de base, o espaço representou a retomada das atividades da comissão que já havia feito reuniões internas em 2015.

 

Para o Serviço Social, profissão diretamente envolvida com o aprofundamento da democracia e superação das opressões, a discussão do feminismo é fundamental. A sociedade capitalista se fundamenta, também, na opressão de gênero que se manifesta tanto no exercício profissional da/o profissional, quanto nas experiências de vida das assistentes sociais.

 

Para Dilma Franclin, conselheira,"Retomar a discussão de gênero dentro do CRESS com a nossa categoria, é uma necessidade latente. Nossa profissão é eminentemente feminina e, na Bahia, é em sua maioria negra. “Coincidentemente” durante o exercício profissional a categoria atende majoritariamente mulheres, negras e trabalhadoras. Ambas, categoria trabalhadora e usuária, marcadas pela opressão do patriarcado e sexismo desta sociedade. Nesta comissão, vamos fomentar e fazer indagações sobre esta realidade, abordaremos gênero incorporrando as discussões sobre etnia/raça, diversidade sexual e questões éticas. Convido a categoria e outros\as profissionais engajados\as neste debate para contribuir conosco, pois estas mediações fazem parte do cotidiano das mulheres e homens e precisam ser mais aprofundadas continuamente no processo de formação e exercício profissional."

 

A comissão de Gênero/Etnia do CRESS-BA volta a se reunir no dia 08 de maio, às 09h na sede do conselho.

 

Veja aqui a cobertura fotográfica

 

Comentários

Registrar um comentário