CRESS-BA presente no Encontro Descentralizado Nordeste 2022. Confira o relato dos representantes CRESS-BA!

Entre os dias 29 e 31 de julho, o Conselho Regional de Serviço Social da 5ª Região (CRESS-BA) esteve presente no XXIX Encontro Descentralizado Nordeste do Conjunto CFESS-CRESS. O evento que é uma etapa preparatória para o Encontro Nacional do Conjunto, e que ocorre anualmente em um Estado por região, este ano teve Pernambuco como sede das atividades da região Nordeste. Dentre os nove Regionais Nordeste, o CRESS-BA e seus representantes:  Antônio Dantas - Conselheiro Fiscal; Elaine Socorro - Agente Fiscal; Fábio Ribeiro - Articulador de NUCRESS e representante da Base, e Silvana Melo - Conselheira Presidente.

Com o tema “Nossa existência é movimento para quebrar as correntes que nos prendem”, a programação seguiu com diversas atividades, dentre elas o Fórum das COFI’s, reuniões ampliadas dos GT’s de inscrição e anticapacitismo e sessões simultâneas com discussões sobre eixos temáticos (Administrativo Financeiro, Comunicação, Ética e Direitos Humanos, Formação Profissional, Orientação e Fiscalização Profissional e Seguridade Social.

Para a plenária final houve, além do repasse das abordagens nas sessões dos eixos temáticos, um momento de reflexão acerca da pauta anticapacitista com a palestra “Desafios à luta anticapacitista no interior do Serviço Social”, ministrada pela Assistente Social Mariana da Hora; avaliação do Triênio e fala da Conselheira Presidente do Conselho Federal (CFESS), Elisabeth Borges.

Reunião de grande importância entre as Comissões de Orientação e Fiscalização, o Fórum das COFI’s antecedeu o início das atividades do Encontro Decentralizado NE e contou com a participação da Agente Fiscal do CRESS-BA, Elaine Socorro. Para Elaine, “o Fórum das COFI's foi um momento de extrema importância, pois dentre suas finalidades estão: a capacitação dos/as Agentes Fiscais, alinhamento sobre os processos de trabalho, discussões sobre as condições éticas e técnicas e trocas de experiencias profissionais entre as Assistentes Sociais Agentes Fiscais do Nordeste, na perspectiva de materialização da Política Nacional de Fiscalização”, afirma ela.

Sobre a participação no GT de Inscrição, o Conselheiro Antônio Dantas informa que todas/os opinaram unanimemente pela atualização da Resolução CFESS nº 582/10 (inscrição e registro), pondo em prática as apresentações de novas redações que já estavam em andamento. “Novas redações foram apresentadas sendo discutidos os pontos de dúvidas e também proposto alguns ajustes, que serão apreciados no Encontro do Nacional”, afirma ele. Ainda segundo o Conselheiro Antônio, foi feita uma avaliação do planejamento do triênio para os eixos: Seguridade social, Formação Profissional e Relações internacionais; cuja mesa estava sobre sua coordenação juntamente com a Assistente Social Vanessa Oliveira do CRESS-PB. “Considerou-se que se cumpriu parcialmente as propostas do triênio, com sugestões de melhorias e os dificultadores da COVID”, finaliza ele.

Para Fábio Ribeiro, profissional represente da Base, “representar os/as Assistentes Sociais da Bahia foi sobretudo uma grande responsabilidade, principalmente no contexto sociopolítico em que estamos inseridos atualmente, entrelaçados entre tantas crises, mas com oportunidade de renovação, de reflexão e também de efetivar novos modus operandi”. Fábio informa ainda que nas oportunidades que teve, expôs o quanto é preciso fortalecer os Conselhos. Segundo ele os Regionais precisam organizar estratégias de respostas a Categoria, com contribuições na valorização profissional desde a formação até o exercício profissional. “Precisamos ir juntos e juntas por melhores condições de trabalho, salários justos, formação profissional de qualidade, para que desta forma possamos nos orgulhar e fazer com que a sociedade se orgulhe e confie nesses profissionais formados para contribuir na efetivação de seus direitos”, declara ele.

Sobre os eixos temáticos Comunicação, Ética e Direitos Humanos, Orientação e Fiscalização Profissional, os quais participou, Fábio Ribeiro cita algumas pontuações. Segundo ele, a Comunicação foi citada como sendo uma das mais importantes ferramentas e que por isso deve ser melhorada/aprimorada constantemente, para que num sentido amplo possa alcançar todas/os; a necessidade do aumento do número de Agentes Fiscais foi uma das pautas de opinião por grande parte dos presentes nas discussões do eixo Orientação e Fiscalização. A manutenção de pautas que lutem contra todas as formas de discriminação como a LGBTfobia, violências de gênero, racismo, violências contra povos indígenas e capacitismo, foram pautas citadas e debatidas no eixo Ética e Direitos Humanos.

A Conselheira Silvana Melo, Presidenta do CRESS-BA, destaca que o Encontro Descentralizado foi muito importante, pois foi   o momento de avaliação do triênio 2020-2023 do conjunto CFESS-CRESS. “Momento de encontro, de união de forças, de troca e de aprendizado com os CRESS de toda região Nordeste, e com isso pudemos propor melhores estratégias e possibilidades para melhor atender a Categoria de Assistentes Sociais”, reforça ela. A Conselheira Silvana fez parte da reunião de Diretores da região Nordeste, bem como esteve presente também em eixos de importantes discussões, como o Eixo Administrativo Financeiro. 

Comentários

Registrar um comentário