CRESS-BA realiza 1ª Capacitação de Articuladores NUCRESS Bahia
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Com o
intuito de capacitar, fortalecer e instrumentalizar as/os Articuladoras/es dos
Núcleos de Base (NUCRESS), para que elas/es tenham maior amplitude de
conhecimento e assim mobilizar a categoria de Assistentes Sociais em seus
territórios, o Conselho Regional de Serviço Social da 5ª Região (CRESS-BA) realizou,
entre os meses de abril e agosto, a 1ª Capacitação de Articuladores NUCRESS
Bahia. A programação da atividade seguiu entre os meses de abril e agosto, com troca
de saberes e aprendizado através de aulas online, efetivadas sempre aos sábados
ao longo desses meses.
Para o
Conselheiro Antônio Dantas, idealizador desta capacitação, a ideia era
“instruir as/os articuladoras/es para que eles pudessem ter conhecimento amplo
sobre organização do trabalho de base, bem como proporcionar a retomada da
reflexão sobre as dimensões ético-políticas, teórico-metodológicas e técnico-operativas
do Serviço Social”.
Durante
a capacitação foram discutidas demandas importantes como as atribuições e
competências do Conjunto CFESS/CRESS; dos sindicatos; associações e outras
entidades inerentes ao Serviço Social, e também sobre o que é responsabilidade
dos CRESS e do CRESS-BA. Aulas sobre o processo de Orientação e Fiscalização, atividades
inerentes ao setor de registro/anuidades e apresentações de normativas,
antecederam as discussões sobre a contextualização dos Núcleos de Base na
política de interiorização do Conjunto CFESS/CRESS.
“A Capacitação
de Articuladoras/es NUCRESS-BA significou muito mais que aprendizagem. Foi luz,
voz, expressão, aproximação, é a defesa do projeto ético-político. A certeza de
que junt@s somos realmente mais”, disse Mônica Moreira, Assistente Social e
Articuladora do NUCRESS Barra. A aproximação foi de fato a protagonista durante
a execução da programação. Para Jamile Araújo, Assessora Técnica CRESS-BA e
palestrante nessa atividade, “a capacitação proporcionou maior integração entre
os articuladores, com livre troca de conhecimento entre os territórios e as
suas vivências. Foi possível saber sobre papéis, limites e possibilidades de
cada um”, fortalecendo assim a relação entre as/os articuladoras/es e o
Conselho”.
“Momentos
ricos de discussões pertinentes a nossa profissão”. É assim que a capacitação é
descrita pela Assistente Social e Articuladora do NUCRESS Feira de Santana,
Rosana de Carvalho. Ainda segundo ela, “o conteúdo programado foi extenso, mas prazeroso
e gratificante de ouvir e participar”. Rosana informa que mesmo não conseguindo
acompanhar todos os sábados, pode ter acesso aos conteúdos que foram
disponibilizados posteriormente.
A
Assistente Social Lucimeire Passos também traz uma perspectiva muito
importante. Lucimeire é Articuladora do NUCRESS SUDOESTE e segundo ela, a
modalidade remota conseguiu agregar quase a totalidade dos NUCRESS do Conselho.
“Conseguimos ter um retrato da Bahia e do interior. O interior foi incluso
nisso, passou a ter voz, a ter integração, passou a pensar junto e poder
contribuir com suas demandas”, reforça ela sobre a importância de ter tantas
realidades juntas, ação ocasionada pela possibilidade de encontro remoto.
As/os Articuladoras/es seguem
com atividades relacionadas a capacitação e terão que efetivar, cada um em seu
território e suas equipes, atividades como um Planejamento de Ações para 2023 e
elaboração de Cartilha Informativa para disponibilizar para a Categoria.
As/os
facilitadores/as desta atividade foram profissionais convidados pelo CRESS-BA
de várias áreas de atuação e militância, bem como Servidores, Assessores e
Conselheiros do CRESS-BA. Dentre eles: Márcia Ribeiro Silva; Adriana Assis,
Jamile Araújo, Tainara de Jesus Souza; Margareth Delavuera; Albany Mendonça;
Emanuela Brito, Rita Gomes, Antônio Dantas.
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