CRESS-BA realiza 1ª Capacitação de Articuladores NUCRESS Bahia

Com o intuito de capacitar, fortalecer e instrumentalizar as/os Articuladoras/es dos Núcleos de Base (NUCRESS), para que elas/es tenham maior amplitude de conhecimento e assim mobilizar a categoria de Assistentes Sociais em seus territórios, o Conselho Regional de Serviço Social da 5ª Região (CRESS-BA) realizou, entre os meses de abril e agosto, a 1ª Capacitação de Articuladores NUCRESS Bahia. A programação da atividade seguiu entre os meses de abril e agosto, com troca de saberes e aprendizado através de aulas online, efetivadas sempre aos sábados ao longo desses meses.

Para o Conselheiro Antônio Dantas, idealizador desta capacitação, a ideia era “instruir as/os articuladoras/es para que eles pudessem ter conhecimento amplo sobre organização do trabalho de base, bem como proporcionar a retomada da reflexão sobre as dimensões ético-políticas, teórico-metodológicas e técnico-operativas do Serviço Social”.

Durante a capacitação foram discutidas demandas importantes como as atribuições e competências do Conjunto CFESS/CRESS; dos sindicatos; associações e outras entidades inerentes ao Serviço Social, e também sobre o que é responsabilidade dos CRESS e do CRESS-BA. Aulas sobre o processo de Orientação e Fiscalização, atividades inerentes ao setor de registro/anuidades e apresentações de normativas, antecederam as discussões sobre a contextualização dos Núcleos de Base na política de interiorização do Conjunto CFESS/CRESS.

“A Capacitação de Articuladoras/es NUCRESS-BA significou muito mais que aprendizagem. Foi luz, voz, expressão, aproximação, é a defesa do projeto ético-político. A certeza de que junt@s somos realmente mais”, disse Mônica Moreira, Assistente Social e Articuladora do NUCRESS Barra. A aproximação foi de fato a protagonista durante a execução da programação. Para Jamile Araújo, Assessora Técnica CRESS-BA e palestrante nessa atividade, “a capacitação proporcionou maior integração entre os articuladores, com livre troca de conhecimento entre os territórios e as suas vivências. Foi possível saber sobre papéis, limites e possibilidades de cada um”, fortalecendo assim a relação entre as/os articuladoras/es e o Conselho”.

“Momentos ricos de discussões pertinentes a nossa profissão”. É assim que a capacitação é descrita pela Assistente Social e  Articuladora do NUCRESS Feira de Santana, Rosana de Carvalho. Ainda segundo ela, “o conteúdo programado foi extenso, mas prazeroso e gratificante de ouvir e participar”. Rosana informa que mesmo não conseguindo acompanhar todos os sábados, pode ter acesso aos conteúdos que foram disponibilizados posteriormente.

A Assistente Social Lucimeire Passos também traz uma perspectiva muito importante. Lucimeire é Articuladora do NUCRESS SUDOESTE e segundo ela, a modalidade remota conseguiu agregar quase a totalidade dos NUCRESS do Conselho. “Conseguimos ter um retrato da Bahia e do interior. O interior foi incluso nisso, passou a ter voz, a ter integração, passou a pensar junto e poder contribuir com suas demandas”, reforça ela sobre a importância de ter tantas realidades juntas, ação ocasionada pela possibilidade de encontro remoto.

As/os Articuladoras/es seguem com atividades relacionadas a capacitação e terão que efetivar, cada um em seu território e suas equipes, atividades como um Planejamento de Ações para 2023 e elaboração de Cartilha Informativa para disponibilizar para a Categoria.

As/os facilitadores/as desta atividade foram profissionais convidados pelo CRESS-BA de várias áreas de atuação e militância, bem como Servidores, Assessores e Conselheiros do CRESS-BA. Dentre eles: Márcia Ribeiro Silva; Adriana Assis, Jamile Araújo, Tainara de Jesus Souza; Margareth Delavuera; Albany Mendonça; Emanuela Brito, Rita Gomes, Antônio Dantas.



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