CRESS-BA PARTICIPA DE ATIVIDADE POLÍTICO-PEDAGÓGICA COM ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL DA UFBA

Na tarde de terça-feira (25), o CRESS/BA participou de uma atividade político-pedagógica, no Auditório do Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades da UFBA, com alunos do 1ª semestre do curso de Serviço Social. O Conselho foi representado pela agente fiscal Elaine Freitas, e pela assessora de comunicação Beatriz Medeiros. Também estavam presentes a representante do Enesso (Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social) Tainá Barbosa, e as docentes do curso, Raquel Pavin e Adriana Férriz. 

A atividade visou proporcionar ampliação dos conhecimentos específicos da área, o papel da ocupação de assistente social, a importância da profissão em relação aos desafios da conjuntura atual, além dos desafios no campo de atuação.

Na oportunidade, a estudante e representante do Enesso Tainá Barbosa, incentivou e convidou as/os colegas a participarem dos espaços de lutas para terem mais consciência sobre os assuntos que envolvem a profissão. “Eu sabia quais eram algumas dificuldades dos profissionais só porque eu estava lá dentro do movimento. Eu estava no momento que se discutia sobre saúde ou condições de trabalho. Eu sabia dos problemas que as/os profissionais estavam passando, e que, na maioria das vezes, meus colegas não tinham contato sobre isso. É um conhecimento a mais que eu tinha por estar no movimento. É uma experiência maravilhosa. Todo aprendizado que eu tive foi dentro do movimento e espero que vocês participem.”, destacou Tainá.

A representante do CRESS-BA convidou as/os estudantes a refletirem sobre o exercício profissional e as possibilidades de se constituir um profissional comprometido com o projeto Ético-Político. Elaine frisou, também, sobre a importância da participação expressiva dos estudantes nos movimentos estudantis como forma de mobilização de questionar o poder público e reivindicar melhoria social e política do país.

“Falar do conjunto CFFES/CRESS é falar da profissão, é falar de regulamentação, que está mais relacionada a Legislação, mas que fazem parte da nossa profissão, da importância do nosso fazer profissional. Falando de participação que vemos dentro do CRESS-BA, se a gente for fazer uma análise ou estudo de quem participa dos CRESS, vemos que são ex-alunos que vieram do ENESSO, que vieram de movimentos estudantis, dos movimentos sociais e que têm a prática de participar. As vezes a gente não participa e quer que as coisas cheguem até a gente, aí a gente só reclama. Mas não cabe ao Serviço Social só reclamar. Cabe a gente a luta, cabe a gente a participação.”, afirmou a agente fiscal.

Comentários

Registrar um comentário