Participe da pesquisa: O trabalho da(o) Assistente Social em Salvador: contribuições para o debate atual

É com grande alegria que divulgamos a pesquisa O trabalho da(o) Assistente Social em Salvador: contribuições para o debate atual, uma iniciativa coletiva de pesquisadoras do curso de Serviço Social da Universidade Federal da Bahia em parceria com o Conselho Regional de Serviço Social-BA (CRESS-BA). O objetivo central dessa pesquisa é conhecer as particularidades do trabalho profissional da (o) Assistente Social na cidade de Salvador, a fim de responder algumas questões: quem é esse sujeito profissional? Quais as condições específicas de seu trabalho? Quais as particularidades da questão social no contexto em que esse trabalho está inserido? Quais as estratégias e os resultados obtidos pelas ações dos profissionais ? Qual o teor das demandas postas pelos usuários e instituições empregadoras ? Qual a situação dos recursos materiais, humanos e financeiros necessários à realização do trabalho ?

 

A investigação servirá como contribuição para a construção de uma produção local, no campo do Serviço Social, acerca da temática do trabalho, eixo do debate profissional contemporâneo. E por que a construção dessa produção é importante? Entendemos que, para a consolidação de um projeto profissional crítico, na contemporaneidade, é fundamental que a categoria fortaleça seu acúmulo de conhecimentos sobre os processos que constituem a profissão na sociedade, para que fiquem claros os desafios teóricos e políticos para a (o) Assistente Social no contexto atual, bem como se elucide o significado social de seu trabalho.

 

Sabemos que, como uma das especialidades do trabalho na sociedade, o Serviço Social vem sendo atingido, sobretudo a partir da década de 90, pelas mudanças que introduziram novas mediações históricas no desenvolvimento da “questão social”, bem como novas formas de seu enfrentamento, o que vem rebatendo significativamente em nosso trabalho.

Acreditamos que essa pesquisa poderá contribuir para conhecermos como, no processo de venda da força de trabalho especializada das (os) assistentes sociais, esse trabalho profissional está sendo realizado no cotidiano, mediado por determinadas condições e pelas demandas que nos chegam por meio das diversas instituições. Nesse sentido, uma das vocações desse trabalho é a promoção de um amplo debate com a categoria em torno dos resultados obtidos e dos possíveis indicativos que a pesquisa pode conter para a ação coletiva das (os) assistentes sociais.

 

Para participar: clique aqui e preencha o formulário!

 

Pedimos que leiam atentamente as questões e que as respostas sejam bastante precisas para que possamos obter dados significativos sobre nossa categoria.

 

Contamos, pois, com todas (os) as (os) colegas assistentes sociais que trabalham na cidade de Salvador, para a realização desse projeto que, acreditamos, seja importante para todas (os) nós.

Comentários

Registrar um comentário