CRESS-BA divulga nota de solidariedade às vítimas das fortes chuvas na Bahia; confira

O Conselho Regional de Serviço Social da Bahia – 5ª região (CRESS-BA) vem a público manifestar o seu apoio e solidariedade às vítimas atingidas pelas chuvas intensas em municípios baianos, destacando a atuação dos/as Assistentes Sociais nas situações de emergência e calamidade pública vividas no Estado.


De acordo com o levantamento realizado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), mais de 100 cidades foram afetadas, sendo que 85 delas já decretaram situação de emergência. O número de pessoas que foram atingidas pelas chuvas é superior a 200 mil. Foram registrados feridos e óbitos.


Todos os anos, famílias vivem episódios que se repetem, causados por uma conjunção de fenômenos ambientais, potencializados por conta de ações do ser humano. Também é fato que a ausência de planejamento urbano e a insuficiência de políticas públicas promovem o aumento dos riscos.

 

A atuação do Serviço Social em situações de emergências e desastres se faz necessária com o trabalho articulado com as políticas sociais, a fim de minimizar os danos causados por esses eventos naturais.

 

O Art. 3 do Código de Ética Profissional do/a Assistente Social reforça o dever ético de participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública. Desse modo, o/a profissional promove ações que compreendem o apoio e proteção social, visando reverter os efeitos dos desastres.

 

Contudo, é importante destacar o trabalho realizado pelos/as profissionais de Serviço Social que estão na linha de frente, servindo com o intuito de efetivar a garantia de direitos aos usuários/as, diante dos desafios apresentados pelas chuvas e pela complexa realidade social. Ainda que a situação demande ações de prevenção, os/as profissionais atuam no pós-impacto, com serviços de: identificação de famílias atingidas, levantamentos de perdas e danos, avaliação socioeconômica para reposição de itens de necessidade básica, mapeamento da rede de atendimento e referência, apoio no gerenciamento de abrigos temporários e encaminhamentos diversos.


Neste momento, a autarquia reforça, junto à categoria e à sociedade, tomada de ações urgentes em Defesa dos Direitos Humanos para superação das vulnerabilidades ocasionadas pelas enchentes nos municípios.


O Cress-Ba deseja recuperação e conforto às vítimas que perderam seus parentes e lares.

 

Comentários

Registrar um comentário