07 de fevereiro: Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas

O dia 7 de fevereiro marca o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas. A data, estabelecida pela lei nº 11.696 de 2008, rememora o falecimento de Sepé Tiaraju, líder indígena que comandou os guaranis durante a Guerra Guaranítida (contra a invasão espanhola e portuguesa), ocorrida em 1756, no Rio Grande do Sul.

 

Que esta data promova a reflexão sobre a realidade dos povos nativos, como a luta pelo direito à terra e contra a destruição da natureza, conquista de movimentos sociais e de direitos humanos de grupo minoritários.


Em conformidade com o projeto ético-político do Serviço Social, aproveitamos o dia de hoje para dizer que o CRESS-BA se solidariza aos Yanomamis que foram invadidos pelo garimpo ilegal, palco de uma tragédia humanitária sem igual, que, validados pelo governo conservador de Bolsonaro, levaram ao caos, a violência sexual de mulheres e crianças, ameaças de morte e desestruturação dos postos de saúde em seus territórios. 


É um dia nacional de LUTA, por que foi a luta que forjou a existência desses povos, que em sintonia com a natureza, desde o processo de colonização, lutam não só pelo direito ao Meio ambiente saldável e sustentável, mas contra a exploração absurda de nossos recursos naturais, num movimento de sobrevivência e resistência!! 

Nenhum direito a menos!

Comentários

Registrar um comentário