CRESS-BA participa de evento promovido pelo Conselho Regional de Psicologia

O Conselho Regional de Serviço Social da Bahia – 5ª Região (CRESS-BA), participou no sábado (18), do evento “Psicologia Escolar e educacional: possibilidades de atuação da Psicologia nas políticas públicas de educação", na sede do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03), em Salvador.

Representando o CRESS-BA, a Assistente Social, Adaisa Côrtes - Especialista em Estado e Direito dos Povos Tradicionais; Psicopedagoga Clínica e Institucional e membra da Coordenação da Comissão de Educação do CRESS-BA, participou da mesa de abertura que teve como tema “A Psicologia no ambiente escolar e educacional: possíveis alternativas para a atuação”. 

O objetivo do encontro organizado pela Comissão de Políticas Públicas (CPP) foi de debater a atuação das/os psicólogas/os nos diferentes contextos das políticas públicas na área da educação, além de convocar a categoria para mobilização para a implementação da Lei Nº 13.935/2019, que garante a presença de profissionais da Psicologia e do Serviço Social na rede pública de educação básica.  

Adaisa Côrtes ressaltou a importância da atuação interdisciplinar entre os profissionais de Serviço Social e de Psicologia nos espaços formais de educação e pontou algumas das ações realizadas pela Comissão de Educação no CRESS-BA, como a Capacitação Serviço Social na Educação realizada em 2022 para 300 assistentes sociais e já sendo planejada a segunda turma para 2023.

“Estivemos com os profissionais de recursos humanos da secretaria de educação e no momento foi aberto um processo administrativo junto a SEAD pleiteando a inclusão de assistentes sociais e psicólogos no plano de cargos, carreiras e salários da Secretaria de Educação. Além disso, iniciamos o mapeamento de assistentes sociais que já estão atuando na educação no Estado da Bahia”, declarou a coordenadora da Comissão de Educação do CRESS-BA.

Adaisa realizou uma explanação sobre o Serviço Social na política de educação. “Nós assistentes sociais temos o conselho federal de serviço social que conta com um grupo de trabalho focado na política de educação e serviço social e temos, regionalmente, o CRESS-BA, que é responsável por promover o debate sobre a importância do serviço social na educação e de criar movimentos sociais que atuem politicamente para a concretização da Lei 13.935/19 que ordena a inserção dos profissionais de serviço social e de psicologia nas redes públicas de educação básica. Penso que precisamos deixar o discurso fatalista de que se a criança não aprende a culpa é dela ou de sua família. E que precisamos enquanto profissionais atuantes na educação, estabelecermos caminhos possíveis para adaptação e permanência escolar de acordo com a realidade social e cultural dessas crianças e de suas famílias, assim como toda comunidade escolar”, refletiu a assistente social.  

A representante do CRESS-BA afirma que presença das/os Assistente Sociais e Psicólogas/os trouxe uma contribuição considerável para as escolas. “Os assistentes sociais são os profissionais qualificados para mapear o território onde a escola está inserida e toda comunidade escolar interna, observando suas questões sociais e suas potencialidades, realizando intervenções que promovam a autonomia dos sujeitos e a integração desses espaços e atores, encaminhando para outros profissionais e serviços que venham dar o suporte necessário para essas intervenções. São questões, que às vezes apontam para direitos violados ou necessidades de prevenção. E por isso, é de suma importância essa atuação conjunta com outros profissionais, para que os encaminhamentos e planos de trabalhos sejam assertivos”, explica Adaisa Côrtes.

Ela acredita que “o grupo de trabalho em uma unidade escolar deve ser multidisciplinar, mas a intervenção prática de cada profissional envolvido deve culminar em ações complementares, em um trabalho pautado na interdisciplinaridade. Pensando no desenvolvimento humano de forma integral”, acrescentou a assistente social.

 

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