Nova gestão CRESS-BA participa de seminários do Conjunto CFESS/CRESS em Brasília

Entre os dias 29 de junho e 02 de julho, membros da nova gestão e funcionárias do CRESS-BA estiveram em Brasília (DF), para participar de diversas agendas do conjunto CFESS-CRESS.


A primeira atividade foi o 4º Encontro das Assessorias Jurídicas, no dia 29, que teve caráter formativo, avaliativo e de reflexão sobre os desafios dos setores jurídicos e seu papel no cumprimento dos objetivos dos Conselhos. Além disso, as discussões contribuem para o melhor planejamento das ações dos CRESS. 


Em seguida, nos dias 30/06 e 01/07, aconteceu o 9º Seminário de Gestão Administrativo-Financeira do Conjunto CFESS-CRESS, para oferecer subsídios no que se refere às questões contábeis, administrativas, financeiras e fiscais às direções recém-empossadas nos Conselhos Regionais. Esse seminário contou com mesas que dialogaram e apresentaram dados sobre gestão administrativa, gestão financeira, gestão contábil e gestão fiscal. Dentro desses temas, abordaram-se questões de âmbito da gestão do trabalho, diretrizes de gestão documental nos Conselhos, transparência e acesso à informação, fluxos e procedimentos; anuidades e enfrentamento à inadimplência, tecnologia e sistemas de informação, procedimentos contábeis, suprimento de fundos, compras e aplicação de recursos, entre outros pontos.


A terceira atividade, o 15º Seminário Nacional das COFIs (Comissão de Orientação e Fiscalização), aconteceu nos dias 01 e 02 de julho, que objetiva debater questões da função precípua dos Conselhos: orientar, fiscalizar, defender e normatizar o trabalho profissional de assistentes sociais, e também realizar essas ações com base nos princípios ético-políticos que regem o Serviço Social brasileiro. O evento foi dividido em mesas que debateram sobre as novas configurações do mundo do trabalho e as tecnologias de informação e comunicação; sobre atribuições privativas e requisições indevidas; informes sobre a nova resolução do CFESS – 1031/2023, que trata da anotação de responsabilidade técnica, que passou a vigorar em 2/7/2023, e também informações sobre as exigências do Tribunal de Contas da União (TCU) no que se refere à fiscalização profissional; e um painel por meio do qual alguns CRESS apresentaram trabalhos sobre a dimensão pedagógica, de educação permanente e de planejamento para a orientação e fiscalização. 


Estiveram nesses dias, representando o CRESS-BA, a conselheira presidenta Leila Reis; o conselheiro vice-presidente Bruno Cerqueira; o conselheiro tesoureiro Elizeu Pinheiro; a conselheira fiscal Eliane Azevedo; a assessora jurídica Gabriela Ramos; a coordenadora geral da entidade, Rita Gomes; e a agente fiscal Elaine Freitas.

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