CRESS-BA participa de I Colóquio “A inclusão de Assistentes Sociais e Psicólogas nas escolas”

Os desafios e possibilidades para a inserção de assistentes sociais e psicólogas/os na Educação pública foi tema de debate realizado no dia 14 de julho, em formato híbrido, em Salvador. O colóquio foi promovido pelo programa Universidade Multicultural, projeto de Extensão da Universidade Federal da Bahia, em parceria com o CRP-03.

A conselheira Jaci Betânia Barbosa quem participou do evento representando o CRESS-BA. Em sua fala, ela destacou a incessante luta, há mais de vinte anos, pela inserção das assistentes sociais na educação. Há três anos, a lei foi aprovada, mas ela afirma que há ainda um longo caminho a percorrer para sua implementação. 

Betânia ressaltou também que muitas profissionais estão sendo contratadas de forma precarizada em diversos campos de trabalho, com contratos temporários, e poucas vezes se vê, de fato, a participação de AS’s na educação básica. 

Ela explica que a presença dessas profissionais deve contribuir na reformulação, desenvolvimento e aplicação dos currículos e dos projetos pedagógicos nos planos da educação básica, na perspectiva da garantia dos direitos humanos. “ As pressões das questões sociais estão presentes no chão da escola, no cotidiano de estudantes e suas famílias. Por isso, o trabalho precisa ser bastante articulado e a presença das assistentes sociais é necessária. Os Conselhos têm se comprometido com cursos de formação, pesquisas e em levar as reflexões da categoria para assegurar que a educação cumpra sua função social”, afirmou.

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