Coletivo Marias em Movimento do MNPR inaugura Centro de Convivência e Diversidade em Salvador

No dia 04 de agosto, foi inaugurado o Centro de Convivência e Diversidade Maria Lúcia, no bairro da Saúde, no Centro Histórico de Salvador. O equipamento é fruto da luta do Movimento Nacional de População de Rua na Bahia (MNPR), por meio do Coletivo de Mulheres Cis e Trans “Marias em Movimento”, em Salvador.

O Centro é voltado para mulheres em situação de rua, vítimas de violência e em vulnerabilidade, onde serão desenvolvidos projetos e ações para acolhimento, inclusão e proteção de direitos, a partir de uma atuação multidisciplinar.

O CRESS-BA participou da inauguração, reafirmando a importância do centro para lidar com especificidades desse público e contribuir na garantia de direitos que estão previstos nas políticas de assistência social, mas também como local de articulação e resistência para as mulheres em situação de rua.

O espaço homenageia Maria Lúcia Santos Pereira, fundadora do Movimento de População de Rua da Bahia, que faleceu em 2018, aos 51 anos. Em 2026, foi condecorada com a Medalha Zumbi dos Palmares, dedicada a pessoas atuantes no combate ao racismo, discriminação e intolerância na cidade e no estado.

Comentários

Registrar um comentário