CRESS-BA chega junto: Conselho realizou atividades em Barreiras

Na noite do dia 09 de novembro, teve início a primeira atividade do projeto “Cress-BA chega junto!”, realizado no Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande, no município de Barreiras. A atividade contou com cerca de 75 assistentes sociais e atendeu profissionais do território da Bacia do Rio Grande, com realização de mesas de debate, palestras e serviços. 

Na abertura, a presidenta do Conselho, Leila Reis saudou as/os presentes, afirmando sua alegria de realizar uma ação que aproxima a autarquia da categoria. Mas, na oportunidade, destacou os desafios de garantir a interiorização do CRESS-BA, principalmente a seis meses de posse dessa gestão e considerando as limitações orçamentárias, com recursos oriundos apenas das anuidade e o alto índice de inadimplência. Ela lembrou que a articulação dos Nucress nos territórios são fundamentais para consolidar essa aproximação entre Conselho e as/os assistentes sociais. 

Na oportunidade, Pâmylla Miranda - assistente social de Barreiras e uma das articuladoras do Nucress da Bacia do Rio Grande -  esteve na mesa de abertura e também ressaltou a importância da participação das profissionais nessa instância de representação territorial, de modo a garantir as discussões e mobilizações para o fortalecimento da categoria no âmbito do território, e também para que as demandas locais cheguem ao Cress.

Na sequência, aconteceu a mesa ‘Serviço Social: uma profissão regulamentada há 30 anos no Brasil’, que contou com a participação da conselheira Jaci Betânia Barbosa, assistente social no município de Santa Maria da Vitória, a qual falou sobre os dez princípios presentes no Código de Ética do Serviço Social; e também com a assistente social aposentada Stela Maria de Almeida, que recebeu uma femenagem por conta da sua trajetória e exemplo de lutas e conquistas no território relacionadas à implantação de equipamentos públicos no campo da assistência social e ao fortalecimento da categoria no percurso que abarca período anterior e as três décadas de regulamentação da profissão. 

Além das mesas, o espaço contou com oferta de serviços como orientação sobre inscrição online, solicitação e entrega de DIP (Documento de Identidade Profissional), negociação de dívidas, atualização cadastral e emissão de certidões.

No dia 10, as agentes fiscais Daniele Nunes e Camila Marques do Conselho deram palestra de orientação às/aos profissionais, abordando as funções precípuas do conjunto CFESS-CRESS, resoluções, atribuições de profissionais do Serviço Social, Código de Ética da profissião, entre outros pontos. Elas também deram retorno sobre as ações de fiscalização no território da Bacia do Rio Grande e tiraram dúvidas das/os presentes.

Na sequência, aconteceu a mesa de debate sobre a Lei 13.935 de 2019 que obriga a contratação de assistentes sociais e psicólogas/os na Educação básica. A discussão contou com a conselheira Jaci Betânia Barbosa e a presidenta do Conselho Regional de Psicologia da Bahia, Catiana Nogueira. Além de expor o papel das/os profissionais nas escolas, o debate abordou os desafios para a implementação da Lei nos municípios e estados, a exemplo da ausência de fonte orçamentária destinada para pagamento das/os profissionais; e as conselheiras apontaram também a necessidade da organização e mobilização das categorias - principalmente nas Câmaras Municipais e Assembleias para pressionar parlamentares - para lutar por essa implementação, com realização de concursos que respeitem as atribuições, competências e salários das/os assistentes sociais e psicólogas/os. 

Os atendimentos realizados pela equipe de trabalhadoras/es do CRESS-BA também aconteceram no segundo dia.


Todas as mesas contaram com intérprete de libras e os registros em vídeo estão disponíveis no canal do CRESS-BA no youtube (acesse aqui).

Comentários

Registrar um comentário