Salvador sedia seminário regional serviço social, relações fronteiriças e fluxos migratórios 

 

Antecedendo a programação do 24º Encontro Descentralizado-NE, aconteceu ontem (23) em Salvador,  o Seminário Regional Serviço Social , Relações Fronteiriças e Fluxos Migratórios. O evento é uma parceria entre o CRESS-BA e o Conselho Federal e está sendo realizado também nos outros regionais do país como um preparatório para o Seminário Nacional que ocorrerá em 2016.

Os debates levantados no Seminário puderam socializar as experiências de intervenção profissional nos estados fronteiriços na perspectiva regional. Posteriormente, um dos objetivos do CFESS é que o diagnóstico possa contribuir na elaboração e regulamentação de políticas de proteção social nas regiões fronteiriças.

Durante a manhã, foi constituída uma mesa com a assistente social e profª Virgínia Alves (UFOP), Rodolfo Martinez, representando a Associação de Assistentes Sociais do Uruguai (ADASU), Dilmeire Amorim, assistente social do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP/SJDHDS) e Sandra Teixeira (CFESS). Apesar do entendimento de que o nordeste não se configura como uma região fronteiriça, o espaço foi fundamental para o entendimento das implicações dos fluxos migratórios na perspectiva do trabalho, que para as pessoas imigrantes e emigrantes costumam ser de subempregos e resultam em processo de negação de direitos.

 

O segundo momento do evento se deu com a roda de conversa “Exercício Profissional, direitos e relações internacionais” onde cada CRESS apresentou o resultado do questionário sobre as intervenções profissionais nas regiões, encaminhado pelo CFESS.

Comentários

Registrar um comentário