CRESS/BA realiza atividade comemorativa ao dia da/o assistente social em Salvador e no interior do estado

 

A reflexão a respeito do papel do Serviço Social na atual conjuntura é demarcada historicamente nas programações do 15 de maio na Bahia. Neste ano de 2015, a campanha “Assistente Social: Profissional de luta, profissional presente! Pelas políticas públicas, pelos direitos humanos” coloca a categoria como centro do debate, estabelecendo o diálogo com a sociedade a respeito da atuação da categoria e valorizando o trabalho de assistentes sociais em diferentes espaços sócio-ocupacionais.

 

Salvador sediou entre os dias 13 e 15 de maio o primeiro evento comemorativo ao dia do/a assistente social na Bahia em 2015. A programação iniciou com a realização do Fórum Baiano de Supervisão de Estágio em Serviço Social, resultado das atividades e articulação da Comissão de Formação Profissional e da Comissão de Orientação e Fiscalização do CRESS-BA. O Fórum aconteceu na Fundação Visconde de Cairu, nos dias 13 e 14 de maio. O evento foi aberto por uma mesa composta por representantes do CRESS-BA, ENESSO, CRF Consultoria, Fundação Visconde de Cairu e CFESS. Nazarela Rego (CFESS), em sua fala, destacou a importância do tema “é do interesse da categoria como um todo. O estágio é um tema transversal e diretamente ligado ao exercício profissional”. A palestra da Prof.ª Dr.ª Yolanda Guerra (UFRJ) sobre os avanços e desafios para o estágio supervisionado em Serviço Social foi o ponto alto das discussões.  A palestra destacou, por exemplo, aspectos relacionados à dimensão técnico-operativa do Serviço Social, na perspectiva do estágio.

 

No segundo dia de Fórum, dia 14 de maio, aconteceram 05 (cinco) oficinas com temas ligados às principais discussões do estágio, como a ética profissional e a Resolução CFESS 533/08. Destaque para a oficina ministrada pela equipe de Fiscalização do CRESS para as Unidades de Formação Acadêmicas (UFAs), sobre o sistema de credenciamento dos campos de estágio.

O último dia de programação, 15 de maio, aconteceu na UNIJORGE, sendo um dia dedicado ao debate central da campanha nacional. O CRESS-BA construiu uma programação que propôs uma análise de conjuntura, com o Prof.º Jorge Almeida (UFBA), debatendo sobre a crise no capital e os desafios para a classe trabalhadora, destacando os aspectos que mais fortemente atingem a América Latina e o Brasil. A conferência magma trouxe duas representantes do CFESS, Cristina Abreu e Nazarela Rego, que em suas falas, retomaram a importância do reconhecimento da categoria perante o posicionamento político do Conjunto CFESS-CRESS, nas discussões e lutas de interesse das/os Assistentes Sociais. Trouxeram também, a reflexão sobre o papel do/a assistente social frente às políticas públicas.

 

Acesse aqui a cobertura fotográfica!

 

15 de maio descentralizado

Durante o mês de maio e parte do mês de junho varias cidades do interior do estado também receberam eventos referentes ao dia 15 de maio, realizados pelo CRESS junto com os Núcleos de Assistentes Sociais do interior do estado e parceiros. A ação é parte do esforço da gestão 2014-2017 em descentralizar as ações da entidade para alcançar cada vez mais assistentes sociais pelo interior da Bahia com as atividades de formação e debate.

 

Neste ano, o CRESS realizou ao todo 08 (oito) eventos comemorativos ao dia do/a assistente social em cidades do interior, foram elas: Feira de Santana, Alagoinhas, Cruz das Almas, Porto Seguro, Ilhéus, Guanambi, Vitória da Conquista e Senhor do Bomfim.  

Comentários

Registrar um comentário