Papel do Serviço Social no enfrentamento ao neoconservadorismo atual é tema do 24º Encontro Descentralizado do Conjunto CFESS-CRESS da Região Nordeste

O CRESS-BA realizou entre os dias 24 e 26 de julho o 24º Encontro Descentralizado do Conjunto CFESS-CRESS da Região Nordeste. O evento aconteceu no Hotel Portobello, em Ondina e recebeu dezenas de assistentes sociais representantes dos Regionais do Nordeste e do CFESS para o monitoramento dos eixos que compõem a agenda de lutas do Conjunto.

 

O encontro teve início com a leitura e aprovação do regimento, seguido da acolhida das delegações. A mesa de abertura foi composta por Beatriz Portela (ENESSO), Nazarela Rego (CFESS) e Heleni de Àvila (CRESS-BA), também se fizeram presentes representantes de categorias que estão em lutas nacionais e locais na defesa das políticas públicas. O Prof.º Antonio Eduardo (UFRB – APUR) representou as Universidades Federais, a assistente social Jossuleide Cavalcante (CRESS-CE) representou os servidores do INSS e a assistente social Ana Maria, representou os servidores da saúde do estado. Em suas falas, além dos repasses sobre as motivações das paralisações, reafirmaram a importância da organização da classe trabalhadora na luta contra o retrocesso e na garantia dos direitos.

 

Nota da Comissão de Previdência Social ao movimento grevista dos Servidores da Previdência Social/INSS

 

Lutar não é crime, greve é um direito! CRESS-BA  apoia a greve dos servidores  estaduais da saúde

 

Docentes da UFRB fazem ato em defesa da universidade

 

Para a conferência de abertura “Serviço Social e as estratégias de enfrentamento ao neoconservadorismo no cenário atual” compuseram a mesa, a assistente social e Prof.ª Elisabeth Borges (UFBA) e o Prof. Antonio Eduardo (UFRB). Em suas falas, fizeram uma análise da conjuntura política atual, enfocando sobre a necessidade do fortalecimento combativo frente ao retrocesso conservador que se apresenta na atualidade, destacando para a atuação sempre atual do Serviço Social em diversas frentes de luta.

 

Entre os dias 25 e 26 ocorreram os espaços de monitoramento dos eixos que compõem a agenda de luta do conjunto (seguridade social, COFI, Administrativo-Financeiro, Ética e Direitos Humanos, Comunicação, Relações Internacionais, Formação Profissional e Plano de lutas). O monitoramento faz parte da nova metodologia aprovada no último encontro nacional, dentro dela, os três anos de gestão são divididas entre: proposição das ações, monitoramento das atividades e avaliação.

 

Seminários Preparatórios

O CRESS-BA inovou na organização do 24º Encontro Descentralizado, além do seminário das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFI’s) que compõem a agenda dos eventos e que este ano debateu sobre os limites e possibilidades da fiscalização e seus instrumentais, aconteceram durante todo o dia 24 de julho, o Seminário Regional de Comunicação e o Seminário Regional das Comissões Permanentes de Ética.

 

O primeiro debateu o “Serviço Social, democratização e direito á comunicação”, como um preparatório para o Seminário Nacional de Comunicação que acontecerá ainda este ano, antecedendo o Encontro Nacional. Participaram do evento Erlênia Sobral (CFESS) e Diogo Adjuto, assessor de comunicação do CFESS, com o debate sobre as atribuições e principais desafios das assessorias de comunicação do conjunto.

 

O Seminário das Comissões Permanentes de Ética trouxe a Prof.ª Dr.ª Silvana Mara de Morais que debateu os desafios da observância da ética no contexto atual, seguida de uma roda de conversa sobre os temas: supervisão de estágio; demandas da justiça e tráfico de influência.

 

Avaliação

As avaliações do encontro foram bastante positivas para a região nordeste. Na mesa de encerramento Joseane Soares (CFESS), afirmou que 50% das deliberações encaminhadas e computadas até o dia 25 de julho já estavam sendo encaminhadas pelas entidades, revelando os avanços e esforços dos regionais na materialização da agenda coletiva.

 

Ainda nesse espaço, o CRESS-BA apresentou à plenária 03 moções de apoio que foram aprovadas: Moção de apoio à III Marcha Internacional Contra o Genocídio do Povo Negro que acontecerá no dia 24 de agosto em Salvador, Moção de Apoio ao CNPCP- Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária que publicizou a minuta da Medida 5 que trata do: Reconhecimento do racismo como elemento central da estrutura punitiva e uma Moção de Apoio à Luta do em Defesa do SUS.

 

Na ocasião foi aprovado que o 25º Encontro Descentralizado do Conjunto CFESS-CRESS da região Nordeste acontecerá em São Luís (MA).

Comentários

Registrar um comentário