Conselho Regional de Serviço Social 5ªregião - Bahia manifesta apoio à III Marcha (Inter)Nacional Contra o Genocídio do Povo Negro

O Conselho Regional de Serviço Social da Bahia – 5.ª Região vem a público expressar seu apoio à III Marcha Internacional Contra o Genocídio do Povo Negro, convocada pelo “Reaja ou Será Morto, Reaja ou Será Morta”, articulação que agrega as comunidades e movimentos sociais e que pauta suas lutas no enfrentamento ostensivo contra o genocídio da população negra.

 

A III Marcha Internacional Contra o Genocídio do Povo Negro vai às ruas em um momento significativo e perturbador, ainda em fevereiro de 2015 a Polícia Militar, reconhecidamente uma das mais violentas do país, assassinou 12 jovens no bairro do Cabula, em Salvador. Em resposta, o governador Rui Costa (PT-BA), demonstrou explicitamente o papel do Estado enquanto agente das práticas genocidas de sua polícia ao afirmar que o policial deve “ter a frieza e a calma necessárias para tomar a decisão certa (...) É como um artilheiro em frente ao gol que tenta decidir, em alguns segundos, como é que ele vai botar a bola dentro do gol, pra fazer o gol”.

 

O apoio ao movimento REAJA, legitima a importância da presença da categoria de Assistentes Sociais na articulação política e participação ativa nas campanhas, atos e audiências públicas que publicizam, bem como, atuam no enfrentamento das constantes violações dos direitos fundamentais da população jovem, negra e periférica e do extermínio perpetrado direta ou indiretamente pelos Poderes de Segurança Pública.

 

Durante o 24º Encontro Descentralizado o CRESS-BA apresentou uma moção de apoio que foi aprovada em plenária reforçando que a defesa dos direitos humanos e do aprofundamento da democracia tem importante destaque na agenda de lutas do Conjunto CFESS-CRESS.

 

Acesse aqui a moção aprovada pelo 24º Encontro Descentralizado

 

A III Marcha (Inter)Nacional Contra o Genocídio do Povo Negro acontecerá no dia 24 de agosto, às 15H, com concentração no Largo dos Aflitos, Salvador - BA

Comentários

Registrar um comentário