XXIII Encontro Descentralizado da Região Nordeste reúne Conselhos para debates sobre a agenda política do Conjunto CFESS-CRESS

Maceió sedia este ano o XXIII Encontro Descentralizado da Região Nordeste. Iniciando ontem, sexta feira, 15 de agosto e prosseguindo até o dia 17, com palestras, grupos e plenárias em torno dos eixos que compõem a Agenda Política do Conjunto CFESS/CRESS e que serão (re)definidas no 43º Encontro Nacional CFESS-CRESS.

As atividades tiveram início na manhã do dia 15, com mais um Fórum das Comissões de Orientação e Fiscalização – COFI.  As atividades foram desenvolvidas através de rodas de conversa com as discussões versando sobre os instrumentais das visitas de Fiscalização, processos de trabalho das/os  Assistentes Sociais das Fiscalizações dos CRESS, dentre outros temas, ligados a atividade de fiscalização. 

Durante a tarde desta sexta feira, ocorreram palestras e debates com os seguintes temas: “Ditadura Militar Brasileira: significado e legados históricos para a Região Nordeste”, proferida pelo Prof. Ms. Fernando Antônio (UFAL), seguida da mesa de Reconhecimento aos/às Assistentes Sociais que lutaram contra a ditadura militar na Região Nordeste, com as reflexões e depoimento do Prof.Dr. José Nascimento, que em sua trajetória política foi preso e torturado.

Esse momento inicial foi sucedido por debates que trouxeram um paralelo sobre a conjuntura política brasileira e o Serviço Social. A mesa seguinte: “As lutas sociais e os desafios para o Serviço Social brasileiro”, trouxe para a plenária a reflexão sobre a atuação do/a Assistente Social e o desafio da construção de um processo contra hegemônico e, consequentemente, fortalecimento do Projeto Ético-Político profissional do Serviço Social, tendo como palestrantes Profa. Dra. Rosa Prédes e Prof Dra.Valéria Correia, da escola de Serviço Social da UFAL.

Os encontros descentralizados estão previstos no estatuto do Conjunto como uma instância democrática e também preparatória para o Encontro Nacional do CFESS-CRESS. Os representantes da gestão Quem Vem Com Tudo Não Cansa, participam deste evento, entendendo ser um espaço importante  de capacitação,  aprimoramento e avanços políticos.

Segundo a Conselheira Heleni, estes espaços são  importantes para socialização de informações e experiências, debates e  construção coletiva de propostas para o Encontro Nacional que ocorrerá em setembro no Distrito Federal.

Comentários

Registrar um comentário