Seminário reflete sobre a importância do sigilo profissional no exercício profissional da/o assistente social

Durante o dia 27 de novembro, assistentes sociais da Bahia estiveram presentes no seminário Sigilo Profissional: Direito e dever da/o Assistente Social, promovido pelo CRESS-BA na UCSAL – Federação.

 

A atividade teve início com a palestra magma que foi mediada por Maurílio Castro (RJ), presidente do CFESS. Em sua fala, Maurílio pontou sobre os avanços do debate e da importância do sigilo ao longo da história da profissão, tendo como base os diferentes códigos de ética profissionais do Serviço Social brasileiro e levantou algumas hipóteses sobre as dificuldades de se garantir o sigilo no exercício profissional, como por exemplo, as condições precarizadas de trabalho e os limites estabelecidos nas equipes de atendimento multiprofissionais. Para ele, “o sigilo profissional se justifica a partir da concepção da profissão e da garantia dos direitos da categoria usuária. Deve ser pensado fora do senso comum, como um direito constitucional, o direito da inviolabilidade”.

 

Durante a tarde, aconteceram as mesas temáticas que possibilitaram que a discussão fosse direcionada para a experiência nos campos de trabalho inseridos na área da Assistência Social, Criança e Adolescente, Saúde e Sociojurídica.

 

Acompanhe a cobertura fotográfica

Comentários

Registrar um comentário