Minicurso sobre estudos socioeconomicos reforça a importância da formação para o exercício profissional da/o assistente social

No último sábado, 12, o auditório do CRESS-BA ficou repleto de profissionais e estudantes do serviço social baiano para a participação no Minicurso “Estudos Socioeconômicos no Trabalho Profissional do Assistente Social em Contextos Atuais da Educação”, ministrado pela Profª Ms Liane Monteiro S. Amaral e realizado pela Comissão de Educação do CRESS-BA.
A atividade foi um encaminhamento do Encontro Regional de Serviço Social na Educação realizado em 2015 e teve como um dos objetivos analisar criticamente os contextos profissionais trazidos pela turma participante, através da sondagem do perfil e contexto do trabalho profissional da educação feita na ocasião da inscrição e buscar sua coerência com os princípios teóricos refletidos e teve como público-alvo assistentes sociais com atuação na àrea da educação.
O minicurso possibilitou o amplo debate entre a turma e reforçou a importância da luta em defesa do serviço social na política de educação, veja abaixo o relato da atividade feito pela coordenadora da comissão de Educação Heide Damasceno:
“Como atividade demandada pelos assistentes sociais presentes no encontro promovido pelo CRESS em 2015, o mini curso estava na agenda da comissão de educação como prioridade. Percebemos de fato o quanto foi importante a realização desse espaço para fortalecer a categoria e mobilizar assistentes sociais e estudantes que atuam na política de educação. na oportunidade, os participantes conheceram mais os objetivos e o planejamento da comissão de educação para o ano de 2016.
A profa. Msc. Liane Monteiro facilitou a discussão a partir de referenciais teóricos atuais sobre estudos socioeconômicos fomentando abordagens de várias questões que envolvem esses processos, a saber: o contexto de endividamento das famílias, a tendência a medicalização dos usuários, os riscos do julgamento moral do profissional, a capacidade de interpretação de demandas sociais, a importância da sistematização das informações, o papel importante de assistentes sociais atuando na gestão, o descompasso do número de profissionais por usuário e os indicadores utilizados para caracterizar famílias. O mini curso contou com a presença de mais de 60 pessoas, entre profissionais e estudantes, que demonstraram a necessidade de mais debates e reflexões sobre a atuação profissional na Educação. Tivemos como encaminhamento que o CRESS, através da comissão de educação, realize mais debates como esse, dando continuidade a esse mini curso e outros que abordem temas relacionados a assistência estudantil, como a gestão e a construção de políticas na área.”
Acompanhe a cobertura fotográfica
Comentários