XXIII ENCONTRO DESCENTRALIZADO DA REGIÃO NORDESTE ENCERRA SUAS ATIVIDADES REAFIRMANDO A AGENDA POLÍTICA DO CONJUNTO CFESS-CRESS O Encontro Desce

O Encontro Descentralizado-NE finalizou suas atividades no último domingo, 17. O Evento que teve início na sexta, 15, em Maceió reuniu os CRESS da região Nordeste e representantes do CFESS para os debates em torno dos Eixos que compõe a Agenda Política do Conjunto, como um espaço preparatório para o 43º Encontro Nacional CFESS-CRESS.

A programação contou com a realização de mais um Fórum das COFI’s, mesas de debates que retomaram a memória do regime militar brasileiro, a atuação do Serviço Social neste período, seus legados para e os desafios profissionais na conjuntura atual.

Saiba mais sobre as atividades do 2º dia 

Durante o último dia do evento, a Plenária deu continuidade aos debates discutindo o Eixo Administrativo-Financeiro. Segundo a Conselheira Andréa Mércia, (primeira tesoureira do CRESS/BA), “A nossa participação nos debates deste Eixo foi de grande relevância para a nova gestão. Ficou claro que precisamos manter o alinhamento para com os procedimentos definidos pelo Conjunto e cada vez mais dar transparência às nossas ações”.

Em seguida o debate foi em toro do Eixo da Formação Profissional.  Para Henrique Rozendo, conselheiro, “A discussão pautou-se sobre a articulação necessária do Conjunto CFESS-CRESS com a ABEPSS e a ENESSO, no sentido de garantir as Diretrizes Curriculares de 1996. As propostas aprovadas sinalizam para a direção social presente no nosso projeto ético-político profissional, reforçando a luta pela ampliação de cursos de Serviço Social nas Universidades Públicas, bem como problematizar junto às UFAS sobre a questão do estágio supervisionado, a ser discutida na Oficina ABEPSS Itinerante.”

Ainda no último dia, ocorreu o momento de leitura das moções levadas pelos Conselhos Regionais para aprovação da plenária demarcando a defesa dos CRESS da região Nordeste com as lutas locais de cada Conselho. O CRESS-BA apresentou a Moção em apoio à Assistente Social Àurea Silva, vítima de preconceito pela CONSULTEC, o documento foi aprovado pela Plenária do Descentralizado.

Esse momento foi sucedido pelo espaço de avaliação do evento. Os representantes dos CRESS pontuaram a importância deste momento de discussão, troca e acúmulo para a organização da categoria na Região Nordeste. Sobre o Descentralizado-NE, Josiane Santos, coordenadora da COFI/CFESS, declarou “Ao final deste encontro descentralizado do Nordeste temos a clareza de que o Conjunto CFESS-CRESS sai fortalecido. Por um lado, diante da reafirmação de nossa Agenda e sua renovação acompanhando os desafios conjunturais; por outro, diante do momento de capacitação das novas gestões que também se renovaram de modo significativo, inclusive trazendo, em alguns casos, profissionais de suas bases para este evento. A realização do fórum das COFI’s da região também merece destaque contribuindo para rediscussão dos instrumentos utilizados e socializando experiências. Sem dúvida o saldo é bastante positivo.”

 

Obedecendo ao rodízio estabelecido pelos Conselhos para a realização dos Encontros Descentralizados, o CRESS-BA, na figura da sua presidente Heleni Àvila, colocou-se disponível para sediar o XXIV Encontro Descentralizado da região Nordeste, em 2015, o que foi aclamado pelos demais participantes.

 

 

 

Comentários

Registrar um comentário