ASSISTENTES SOCIAIS DA BAHIA MARCHAM CONTRA O GENOCÍDIO DO POVO NEGRO

Na última sexta, 22, as ruas do centro de Salvador foram ocupadas pela II Marcha (Inter)Nacional contra o genocídio do Povo Negro, a organização estima que uma média de 5mil pessoas estiveram presentes na ação que aconteceu, também, em outras cidades do país.

Organizada pela campanha Reaja ou será morto, Reaja ou será Morta, a II Marcha que mobilizou organizações e sociedade civil para o ato público, defendia o direito à vida do povo negro. Em carta, a organização declarou “reafirmamos com a nossa presença nas ruas o nosso compromisso na luta contra o sistema baseado na morte física, social, simbólica, psicológica, cultural, espiritual, que tem nos assolado em diáspora negra. O racismo é o que estrutura o genocídio do povo negro. E reconhecemos, portanto, a nossa responsabilidade com a continuidade da luta iniciada por nossos ancestrais que não cederam diante da dor, do sofrimento e da morte dos nossos e das nossas”.

O CRESS-BA declarou apoio à campanha, em moção afirmando que “Reconhecemos que a barbárie está posta e vivemos numa guerra não declarada em que a população negra vem sendo dizimada, resultante dos crimes de ódio e intolerância praticados principalmente, pelos poderes de polícia. A mão pesada do Estado, a omissão dos poderes públicos e a impunidade imperam incondicionalmente, as políticas de segurança pública se contrapõem à garantia dos Direitos Humanos e seguindo inadvertidamente a gramática do estado penal, vão redesenhando novos troncos e senzalas para violentar, punir e asilar jovens, negros e negras das comunidades periféricas”.

Leia aqui a moção de apoio

 

O conselho que mobilizou a categoria de assistentes sociais da Bahia, esteve presente no dia 22 de agosto , na figura dos conselheiros da Gestão Quem vem com tudo não Cansa, para somar à marcha  e reafirmar o compromisso político com a construção de um projeto societário não opressor.

Comentários

Registrar um comentário