Abertura da edição de 2016 do Projeto CURTA CINEMA do Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador exibirá filmes da 10° Mostra de Cinema e Direito

A edição de 2016 do Projeto CURTA CINEMA do Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador será aberta com a exibição de filmes da 10° Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo - Circuito Difusão 2016, Brasil.

 

O CURTA CINEMA acontecerá dia 16 de junho no auditório do Centro Cultural, a partir das 9h com a exibição de duas produções nacionais:

 

"Abraço de Maré", de Victor Ciriaco/Brasil/2013/ documentário. Sinopse: O dia a dia de quem mora em um centro urbano é atribulado. Porém, bem no meio disso tudo, cinco pessoas vivem na mais pura sintonia entre a natureza e a cidade. Do asfalto ao mangue, o curta metragem documental "Abraço de Maré" traz para a tela a história de vida de uma família ribeirinha, que mora em uma casa de taipa às margens do rio Potengi. Esse filme nos leva a refletir sobre essa dualidade e sobre o quanto a realidade que nos parece ser tão distinta nos é, na verdade, tão próxima.

 

"Félix, o Herói da Barra", de Edson Fogaça/Brasil/2015/ documentário. Sinopse: Félix, herói fundador da comunidade de Barra de Aroeira, Santa Tereza (TO), seria um ex-escravo que teria lutado na Guerra do Paraguai e recebido de D. Pedro II uma grande extensão de terras, no antigo norte de Goiás, por sua atuação no conflito. A perda do documento real, após sua morte, gerou um conflito pela posse das terras, entre seus descendentes e fazendeiros, que já dura mais de 50 anos. A comunidade atual então se autorreconheceu como quilombola para, em uma derradeira ação, garantir o direito à terra que ocupam.

 

Ao final das exibições teremos um bate-papo com convidados sobre as temáticas dos filmes.

 

Alguns parceiros já confirmaram presença como o Colégio Estadual Azevedo Fernandes, o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente – CEDECA e a Fundação Cidade Mãe.

 

Vale destacar que neste ano se dará início ao CURTA CINEMA ITINERANTE, com exibições e desdobramentos dessa ação no Colégio Azevedo Fernandes, dentre outros grupos interessados.

 

O Projeto Curta Cinema é gratuito e a classificação indicativa dos filmes é livre. 

 

Acesse o release completo

 

Fonte: Câmara Municipal de Salvador

Comentários

Registrar um comentário