CRESS-BA realiza debate sobre a conjuntura e reafirma a força da categoria frente ao atual contexto

O Conselho Regional de Serviço Social 5ª Região (CRESS-BA), realizou por meio da Comissão de Formação Profissional e do GT Conjuntura o debate “Conjuntura Política e seus desdobramentos”. A atividade aconteceu nos dias 2 e 3 de agosto, nas cidades de Cachoeira e Salvador, respectivamente, e contou com o apoio da UFRB e da UCSAL, universidades que sediaram os debates.
A ação mobilizou profissionais, professores e estudantes de Serviço Social e de diversas áreas, contando com a participação do assistente social e professor da UERJ, Jeferson Lee.
Durante a sua fala, Jeferson propôs uma reflexão coletiva, sobre os desdobramentos da crise política e financeira para a classe trabalhadora, como a exemplo do desmonte do serviço público que, para ele, ameaça diretamente o Serviço Social que tem no Estado seu principal contratante. Ainda em sua fala, destacou a necessidade de resgatar o que Marilda Iamamoto chama de dimensão pedagógica da profissão para o enfrentamento cotidiano que a conjuntura exige.
Durante o debate na UFRB, Jefferson, chamou atenção da necessidade do engajamento politico da categoria e uma articulação da classe trabalhadora, como forma de enfrentamento aos desdobramentos políticos no Brasil, na conjuntura do pós golpe.
A fala de Jeferson também foi um momento de reafirmação da força e da história do Serviço Social brasileiro. Quando questionado, no debate realizado na UCSAL, sobre o futuro da profissão frente o cenário de precarização do trabalho, ele afirmou que a profissão está fundamentada em um posicionamento ético-político com bases sólidas na diversidade, democracia e liberdade e que acredita que essas premissas serão duramente defendidas pelas/os assistentes sociais brasileiras/os.
Acesse aqui a cobertura fotográfica
Comentários