3ª edição do projeto ABEPSS Itinerante debate trabalho e formação profissional em Salvador

Durante os dias 22 e 23 deste setembro, a Universidade Católica de Salvador (UCSAL) sediou a 3ª Edição do Projeto ABEPSS Itinerante. A atividade aconteceu em parceria com o Conselho Regional de Serviço Social 5ªRegião (CRESS-BA) e reuniu profissionais e estudantes de serviço social de várias Unidades de Formação Acadêmica do Estado da Bahia.

 

Ao longo dos anos, o projeto ABEPSS Itinerante se consolidou enquanto um espaço que fomenta o debate os fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos do Serviço Social que constitui a lógica das diretrizes curriculares da ABEPSS e o trabalho profissional. O Projeto tem como público alvo, docentes e discentes das unidades de formação acadêmica e supervisores de campo (profissionais responsáveis pela supervisão dos estagiários nos espaços sócio ocupacionais), fato que proporciona uma reflexão mais direta sobre as questões mais latentes no cotidiano dos cursos de Serviço Social.

 

A oficina
No primeiro momento, a turma debateu a implementação das Diretrizes Curriculares da ABEPSS, seguido de debate e exposição das representações das escolas sobre o assunto.  Ainda no primeiro dia de oficina, o representante da ABEPSS nacional, Rodrigo Teixeira mediou um debate, aberto ao público, sobre formação profissional e ENADE.

 

A concepção dos fundamentos do Serviço Social foi o primeiro debate do segundo dia de oficinas. A turma ainda debateu e elaborou estratégias de resistência do projeto ético-político profissional frente ao neoconservadorismo na sociedade e na profissão.

 

A precarização da formação profissional e do trabalho são elementos de constante debate e preocupação da categoria. A necessária articulação e fortalecimento das entidades representativas são ações fundamentais para que as/os assistentes sociais possam avançar em suas pautas e fortalecer as bases do projeto ético-político frente a conjuntura de desmonte dos direitos.

 

Acesse a cobertura fotográfica do evento.

 

Para saber mais:

TV ABEPSS

Comentários

Registrar um comentário