“Além dos muros”: serviço social baiano defende construção de frente estadual em defesa da seguridade social

A seguridade social é, segundo a Carta de Maceió: “um campo de luta e de formação de consciências críticas em relação à desigualdade social no Brasil, de organização dos trabalhadores”. É com essa perspectiva que o Conselho Regional de Serviço Social 5ªRegião (CRESS-BA), no dia 10 de setembro, sediou uma reunião ampliada de seguridade social, contando com a participação dos membros da diretoria e da base da categoria, das diversas comissões temáticas do Conselho. A atividade reuniu membros da diretoria da entidade, profissionais da base e estudantes. Na pauta, estavam previstas discussões sobre articulações para desenvolvimento de ações em defesa da política de seguridade social.
A proposta de realização da atividade e sensibilização para discussão da seguridade de forma ampliada surgiu do diálogo das várias comissões do CRESS, sendo capitaneada pela comissão Previdência Social da entidade. A ideia é unificar os diálogos e ações, já eu estas ocorrem de forma fragmentada nas diversas comissões.
Na atual conjuntura política vivenciada pelo país, com desmonte das políticas sociais, fragilização das relações de trabalho, perda de direitos conquistados historicamente pela classe trabalhadora é que compreendemos a importância de pautar dentro da entidade a Seguridade de forma ampliada conforme proposto na Carta de Maceió (Encontro Nacional CFESS-CRESS, 2000). (link da carta)
A categoria presente na reunião compreendeu a importância de ampliação do debate além dos muros do CRESS-BA e construiu uma proposta de reuniões e articulações com a categoria e outras entidades com o objetivo de construir uma Frente Estadual em Defesa da Seguridade Social.
Para saber mais:
Nada a temer: continuamos na luta! Não ao desmonte da seguridade social
Comentários