Fique por dentro das ações da Comissão de Direito à Cidade em novembro

*Publicado em 06/12/2016

A Comissão de Direito à Cidade Conselho Regional de Serviço Social - 5ª Região (CRESS-BA), durante este ano, tem atuado na perspectiva da promoção de debates sobre mobilidade urbana e o papel do Serviço Social. Até o momento já foram realizadas, além das reuniões ordinárias, rodas e conversa e oficinas direcionadas para profissionais de Serviço Social.

 

No mês de novembro/2016 a Comissão ampliou suas ações e realizou atividades na ocupação de estudantes da UFBA e na ocupação Luiza Mahin no Comércio. O objetivo principal foi o fortalecimento das ocupações e discussão do direito à cidade nestes espaços.

 

Na ocupação da UFBA foram realizadas 02 reuniões, que tiveram como público alvo, além de assistentes sociais, estudantes dos cursos  de Serviço Social, Direito e História (UFBA), bem como categorias de outras Universidades para as discussões.

 

As reuniões na ocupação da UFBA promoveram também a organização de uma atividade ampliada do dia 26/11 na ocupação Luiza Mahin, com a participação da professora Elisamara Emiliano. 

 

A ocupação Luiza Mahin, localizada no Comércio, é composta por famílias do bairro do Uruguai em situação de vulnerabilidade socioeconômica e sem moradia. O grupo de Direito à Cidade e demais participantes puderam conhecer as/os moradoras/es ocupantes e um pouco de sua luta por moradia digna e conheceram também alguns integrantes de movimentos sociais que apoiam e constroem coletivamente a ocupação. 

 

As integrantes  do CRESS-BA aproveitaram a oportunidade para iniciar a aproximação com movimentos sociais de luta por moradia que atuam em Salvador e demais cidades da Bahia, para aprofundar as discussões do grupo e contribuir para qualificação do exercício profissional das/os assistentes sociais inseridas/os na política urbana.

 

Conferência Estadual das Cidades

 

Durante os dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro, Salvador sediou a 6ª Conferência Estadual das Cidades (ConCidades), que teve como objetivo, discutir questões referentes à função social da cidade e da propriedade.

 

As conferências são importantes espaços para o exercício da democracia e controle social. Dentro da referida conferência, por exemplo, quatro grupos formados através dos Eixos Temáticos (Planejamento e Gestão Territorial Urbana - PGTU, Habitação, Saneamento e Mobilidade) apresentaram alternativas para se pensar em cidades mais inclusivas, participativas e socialmente justas, a partir das demandas específicas de cada Eixo. 

 

O CRESS-BA foi representado por Deborah Monteiro e Fabiana Santana, ambas na qualidade de observadora pela entidade. 

 

Comentários

Registrar um comentário