Memória do Serviço Social na ditadura é destaque no segundo dia do 43º Encontro Nacional CFESS-CRESS

 

As atividades do 43º Encontro Nacional prosseguiram no dia19, sexta, com a mesa redonda “Serviço Social, memórias e resistências contra a ditadura” que contou com a presença de Rosalina Santa Cruz, Joaquina Barata Teixeira, Jorge Gilberto Krug, Vicente de Paula Faleiros e Cândida Moreira Magalhães, assistentes sociais que tiveram seus direitos violados durante o regime ditatorial e compartilharam seus depoimentos com os assistentes sociais presentes no encontro.

A atividade faz parte das ações executadas nos últimos anos pelo Conjunto de levantar os registros do Serviço Social neste período histórico a partir das experiências de profissionais que foram violentadas/os pelo regime. O objetivo é a utilização dessa memória como instrumento de luta contra a opressão e a violência referenciada pelo estado e pela sociedade baseada no capital. Antecedendo a fala das/os assistentes sociais depoentes, foi apresentado um vídeo, produzido pelo CFESS, contendo depoimentos de outras profissionais que compartilharam suas experiências durante o período da campanha “Serviço Social, memórias e resistências contra a ditadura”.

Seguindo a programação, durante a tarde aconteceram debates dos eixos de Seguridade Social e Ética e Direitos Humanos. As/os delegadas/os reunidos nos referidos grupos debateram as propostas encaminhadas pelos regionais após os encontros descentralizados de construção da agenda política do Conjunto CFESS-CRESS para os próximos três anos.

Sobre o eixo de Seguridade Social, Para Priscila Carvalho, conselheira do CRESS-BA, afirma “foi pautado por amplas discussões críticas e reflexivas acerca das políticas de saúde, assistência, previdência e educação. Com destaque à proposta defendida pela região nordeste de participar e acompanhar criticamente o processo de implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), conforme princípios inscritos na agenda permanente do conjunto CFESS/CRESS. Deliberamos importantes ações para o próximo triênio da gestão CFESS/CRESS e significativas propostas alinhadas ao projeto ético-político”.

Comentários

Registrar um comentário