Desligue o racismo: Movimento Negro realizará ato público contra a minissérie “Sexo e as Negas” amanhã

Ato público acontecerá na frente da TV Bahia em Salvador a partir das 12h 

O combate ao racismo será pauta principal nas ruas de Salvador durante a tarde de terça, 30, a discussão se dará por intermédio do ato público que acontecerá na frente da sede da TV Bahia contra a série Sexo e as Negas, exibida pela Rede Globo. A concentração para o ato será as 11h  na escadaria da Escola Politécnica, Federação.

 

A referida serie, antes mesmo de ter exibido seu primeiro capítulo foi alvo de denuncias por diversas organizações de mulheres e do movimento negro. O motivo: o conteúdo do programa, veiculado em uma rede aberta de televisão, reproduz o racismo e o machismo, formas de opressão que devem ser duramente combatidas em uma sociedade democrática. Em material de divulgação do ato, a organização declara “a discussão e o combate ao histórico processo de esteriotipação e cristalização da mulher negra como objeto sexual é uma pauta fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.

A presença de “Sexo e as Negas” na grade de programação da emissora Rede Globo reacende o debate em torno da necessidade da democratização da comunicação. A regulamentação das televisões e rádios brasileiras, além de não coibir o oligopólio não contempla a pluralidade nacional e é permissiva quanto às manifestações de opressão e invisibilidade às minorias.

O conjunto CFESS-CRESS com base no código de ética profissional e na Política Nacional de Comunicação se posiciona a favor de uma nova lei de regulamentação das mídias, pois compreende que o acesso à informação e à expressão é um direito da classe trabalhadora.

 

A atuação para a edificação de uma sociedade verdadeiramente democrática, princípio do código de ética do Serviço Social, perpassa pelo enfrentamento ao racismo e ao machismo. Nesse sentido, o CRESS-BA apoia o ato público contra a série Sexo e as Negas e convoca a categoria de assistentes sociais da Bahia para se unir à luta e Desligar o Racismo!

Para saber mais:

Leia a carta aberta da página Blogueiras Negras e saiba mais sobre o assunto

Comentários

Registrar um comentário