Edição do Curso Ética em movimento encerra ciclo com palestra que debate os desafios da ética e política na profissão

*Publicado em 16/05/2017

O Conselho Regional de Serviço Social – 5ª Região (CRESS-BA) a partir da Gestão Quem Vem Com Tudo Não Cansa, realizou nos dias 04,05 e 06 de maio nova edição do curso Ética em Movimento, em Salvador. As atividades ocorreram no GEDEM e no auditório da APLB.

 

O curso foi oferecido a uma turma de 40 pessoas formada a partir de um amplo processo de inscrição online. As discussões são feitas a partir de quatro módulos, são eles: “Ética e sociedade”, “Ética e Praxis Profissional”, “Ética e Direitos Humanos” e “Ética e Instrumentos Processuais”. A partir dos módulos a/o participante do curso tem a oportunidade de debater sobre os princípios ético políticos profissionais, na perspectiva do código de ética e suas experiências no exercício profissional.

Para Sara Oliveira, Assistente Social que atua com políticas sociais e fez parte da referida turma, “O curso nos faz refletir sobre a práxis profissional do nosso tão complexo e corrido dia a dia. O trabalho do/da assistente social é permeado por aspectos que impactam negativamente no processo de trabalho. O curso me proporcionou, ao longo dos três dias de atividades, o renovo do sentimento de ‘possibilidades’. A metodologia participativa proporcionou a troca de informações, o debate na perspectiva construtiva. Os facilitadores qualitativamente estimularam a reflexão critica das nossas ações corriqueiras, o que foi extremamente rico, além do material ter sido excelente. Já fiz a maior propaganda do curso para as AS no meu espaço de trabalho, e para algumas amigas da faculdade que carrego pela vida. Penso que quanto maior for o número de AS oportunizadas com esse curso, maior será o fortalecimento da categoria e a ampliação do nosso fazer profissional, alinhadas as diretrizes do nosso Projeto Ético Profissional, instrumento basilar para a construção de uma nova ordem social.”

 

Palestra de encerramento

Os “Desafios e possibilidades no enfrentamento de um debate sobre a ética e o político na profissão” foi o tema da palestra que encerrou as atividades do curso Ética em Movimento, no último sábado (06/05), na sede da APLB. A atividade foi gratuita e aberta ao público.

A mesa foi composta por Cristina Abreu (CFESS), Cristina Lima (Fiscalização CRESS-BA) e Ana Maria Oliveira (SESAB/SMS). As condições adversas de trabalho enfrentadas por assistentes sociais, como contratos fragilizados, ausência de espaço físico que possa garantir o sigilo profissional dentre outros, foram pontos da reflexão coletiva entre as/os presentes e a mesa.

 

Em um dos seus momentos de fala, Ana Maria Oliveira, destacou a importância da manutenção dos princípios profissionais por cada assistente social, compreendendo que esses princípios devem nortear seu exercício profissional. Cristina Abreu, destacou a importância da constante capacitação para a autonomia profissional e afirmou que mesmo com as condições adversas de trabalho, o avanço virá de uma articulação coletiva.

 

As palestrantes reafirmaram a importância da participação das/os assistentes sociais nas instâncias e espaços promovidos pelo CRESS-BA para o avanço na agenda de lutas da entidade e da categoria.

 

Esta edição do curso ética em movimento encerra o ciclo realizado pela Gestão Quem Vem Com Tudo Não Cansa (2014-2017). Nos últimos anos, foram realizadas 17 edições do curso e mais de 400 assistentes sociais foram contempladas/os em todo o estado da Bahia.

Comentários

Registrar um comentário