Importância da/o assistente social na construção da democracia é tema de sessão especial na Câmara Municipal de Salvador

*Publicado em 26/05/2017
Na última sexta-feira, 19, a Câmara Municipal de Salvador realizou uma sessão especial com o tema “A(O) Assistente Social na construção da democracia”. A atividade foi uma iniciativa do mandato da vereadora Aladilce (PCdoB), em parceria com o CRESS-BA e tinha como objetivo homenagear a categoria pelo dia da/o Assistente Social e reafirmar a trajetória dessas/es profissionais na luta pela efetivação das políticas públicas e dos direitos sociais.
Convidada para representar a fala do Serviço Social, Adriana Nascimento, assistente social e professora, saudou a iniciativa da atividade para o reconhecimento da atuação da categoria junto à classe trabalhadora ao longo dos 80 anos de profissão no Brasil, em especial a partir do Congresso da Virada. Retomando sua trajetória profissional, destacou o desprestígio da política social no país em contraponto com a luta da categoria pela universalização dos direitos. Denunciou as más condições de trabalho para as/os profissionais que atuam na política como, a falta de regularização dos vínculos, carência de material e condições para o trabalho, além do número insuficiente de profissionais, entre outros fatores. O desmonte do Serviço Viver pelo Governo do Estado foi outro ponto levantado pela assistente social que finalizou sua fala reafirmando que o compromisso da categoria na construção da democracia se dá a partir do projeto ético político profissional e do código de ética, mas também junto à classe trabalhadora.
A noite de sexta também foi para render homenagem a 8 profissionais que a partir de suas atuações profissionais nas salas de aula, nos hospitais, na luta feminista, na luta antimanicomial, etc, representam a atuação das/os muitas/os assistentes sociais que ao longo dos anos são sujeitos fundamentais na luta pela efetivação da democracia.
Foram homenageadas/os: Leda Jesuíno, José Ramalho, Socorro Paim, Edna Amado, Lea Fagundes, Tânia Nogueira, Osvalnice Teixeira e Heleni Àvila
Comentários