II Encontro Regional debate o trabalho de Assistentes Sociais na política de educação no Nordeste

 

*Publicado em 14/09/2017

O Conselho Regional do Serviço Social da Bahia, através da Comissão de Educação, promoveu o II Encontro Regional de Serviço Social na Educação nos dias 20 e 21 de julho, no Instituto Federal da Bahia – IFBA. Com o tema Lutas e resistências na defesa dos direitos sociais, a atividade reuniu mais de 100 participantes entre profissionais e estudantes de Serviço Social.

A juventude enalteceu a cultura negra em apresentação do Projeto Axé que abriu a programação e antecedeu a mesa de abertura que reuniu Adriana Ferriz (UFBA), Albertino Ferreira (Diretor Geral IFBA-Salvador) e Dilma Franclin (CRESS-BA). Em sua fala, a presidenta do CRESS-BA refletiu sobre o genocídio da juventude negra e sobre o papel do Serviço Social na luta por uma política de educação democrática e de qualidade.

 

O professor Dr. Ney Teixeira realizou, em seguida, a conferência magna intitulada A política de educação na conjuntura atual. Destacou a tendência de mercantilização da vida social, própria do neodesenvolvimentismo, que se apresenta na política de educação. De acordo com o professor, faz-se necessário pensar a política relacionando-a com a conjuntura econômica e social, pois, “a política de educação reproduz a desigualdade social quando produz desigualdades educacionais”. Ainda, refletiu sobre o papel da educação privada e sua articulação com o capital financeiro.

 

Durante a tarde, aconteceram as apresentações de trabalho nos grupos temáticos partir dos eixos: Serviço Social e a política de educação; Serviço Social e a educação profissional e tecnológica; Serviço Social e a educação superior; e Serviço Social e a educação básica.

O segundo dia de atividade do II Encontro Regional de Serviço Social na Educação começou pela mesa redonda O trabalho do assistente social na educação no Brasil e no Nordeste composta pelo professor Dr. Ney Luiz Teixeira, Ms. Alcilene Costa Andrade (Prefeitura Municipal de João Pessoa – PB), Mayra de Queiroz Barbosa (UFAL) e professora Dra. Adriana Férriz (UFBA).

 

Procedeu-se a apresentação do panorama de inserção da/o Assistente Social na educação, destacando tanto o histórico e legislações, quanto relatos de experiência e de processo de trabalho profissional. Em seguida aconteceu a leitura do documento produzido durante o curso de formação para Assistentes Sociais sobre a importância da inserção da categoria nas escolas públicas de Salvador.

Comentários

Registrar um comentário