A Política de Saneamento Básico e o Trabalho Social foi tema do 3º ciclo de oficinas da Comissão de direito à cidade do CRESS-BA

*Publicado em 19/09/2017

A Comissão de Direito à Cidade do Conselho Regional de Serviço Social – 5ª Região (CRESS-BA) realizou no dia 02/09 a última ação do I Ciclo de Oficinas com temas voltados para o Serviço Social e o Direito a Cidade. Com o título “A Política de Saneamento Básico e o Trabalho Social: Desafios à intervenção do Assistente Social”, a oficina aconteceu no auditório do CRESS-BA e reuniu profissionais do Serviço Social com atuação na área.

 

A oficina é uma iniciativa da referida comissão, criada em 2014, com o objetivo de dialogar sobre o direito à cidade e o exercício profissional da/o Assistente Social. Nesta 3ª edição, a oficina foi ministrada por Patrícia Borja (Professora e pesquisadora do Departamento de Engenharia Ambiental, do Mestrado em Meio Ambiente Águas e Saneamento da Escola Politécnica - UFBA) e Viviane Vasconcelos (Assistente Social na Empresa Baiana de Águas e Saneamento - Embasa).

 

Na ocasião, o Saneamento Básico foi abordado enquanto política fundamental para o desenvolvimento das áreas rurais e urbanas, considerando, principalmente, os seus impactos na qualidade de vida dos sujeitos. Em sua fala, Patrícia Borja, apresentou dados sobre ausência do saneamento básico e a sua relação com os índices de frequência escolar, saúde e equidade de gênero, por exemplo.

 

O exercício profissional da/o assistente social na área de saneamento básico, foi abordada por Viviane Vasconcelos que, destacou desafios na atuação da/o profissional de Serviço Social na área, bem como fomentou reflexões sobre possíveis estratégias de enfrentamento por parte da categoria.

Comentários

Registrar um comentário