Moção de repúdio à Secretaria Nacional de Assistência Social e ao Ministério do Planejamento
  
                                                              *Publicado em 22/09/2017
As/Os assistentes sociais reunidas/os no 46º Encontro Nacional do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Serviço Social (CFESS e CRESS), em Brasília (DF), entre os dias 7 e 10 de setembro, repudiam o orçamento definido para a política de assistência social, pelo governo Temer e a Secretaria Nacional de Assistência Social, que rompe com as bases estruturantes do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O governo golpista tem rompido com as bases estruturantes do Sistema Único de Assistência Social, especialmente:
- 
	
na descontinuidade dos repasses de recursos;
 - 
	
no descumprimento do comando único;
 - 
	
na implantação de programas pontuais voluntaristas, como o Programa Criança Feliz;
 - 
	
na aplicação do congelamento dos recursos para a plena universalização de serviços e benefícios;
 - 
	
no descumprimento das responsabilidades reguladas pelas instâncias do Suas;
 - 
	
no aprofundamento da precarização das condições de trabalho dos mais de 600 mil trabalhadores/as;
 - 
	
na descontinuidade dos serviços estatais.
 
Ademais, outros retrocessos ameaçam a política pública de assistência social, como o desrespeito à aprovação da Resolução n° 12/2017 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), que definia o orçamento de 59 bilhões para 2018, o qual o Ministério de Planejamento reduziu para aproximadamente 400 milhões de reais, o que revela a decisão de desmonte do Suas no Brasil.
Apresentamos nosso repúdio a todo esse desmonte e reiteramos nossas defesas pela seguridade e assistência social e por nenhum direito a menos.
Brasília (DF), 10 de setembro de 2017.
*Aprovada na Plenária Final do 46º Encontro Nacional CFESS/ CRESS
                      
                              Telefone:
                              E-mails
                           Horário de funcionamento: 
                                      
                                      
                                      
Comentários