Dia Internacional de Combate à LGBTfobia: a luta pela liberdade na expressão de gênero e sexualidade também é bandeira do Serviço Social

 

*Publicado em 17/05/2018

Esta quinta-feira, 17/05, é o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia. Frente à violência fruto da estrutura patriarcal, a data convida à reflexão e celebração da diversidade sexual e enfrentamento das diversas formas de violência experimentadas por este grupo no cotidiano da vida pública, que vão desde o preconceito expressado através de piadas que ridicularizam e desqualificam esse grupo, até a marginalização de acesso à políticas públicas sociais com princípios de universalidade, como é o caso da saúde e educação. A data é ainda, referência simbólica da luta pelos direitos LGBT, já que, coincide com o dia em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) deixou de considerar a homossexualidade como doença.

 

A questão é urgente no Brasil, país que ocupa o primeiro lugar nas Américas em quantidade de homicídios de pessoas LGBTs e também é o líder em assassinato de pessoas trans no mundo, segundo a Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Intersexuais (ILGA). O Grupo Gay da Bahia (GGB), afirma que uma pessoa LGBT é morta no país a cada 19 horas e a expectativa de vida dessa população é de 35 anos.

 

A realidade de negação e restrição de direitos a população LGBT no país é alarmante e marca o papel fundamental do Serviço Social na reflexão e posicionamento cotidiano de um exercício profissional engajado nos valores democráticos presentes no código de ética e projeto ético político da categoria.

 

O Conjunto CFESS-CRESS articula em suas ações a aproximação constante com a pauta das pessoas LGBT's  e seu reconhecimento, dando visibilidade às  lutas desse movimento, na perspectiva da defesa intransigente dos seus direitos. Na Bahia, o CRESS-BA atua nesse sentido através das comissões e atuação no Conselho Estadual LGBT. E neste dia, reafirma: A luta pelos direitos LGBTs é uma expressão da luta pela liberdade e pelos valores democráticos!

Comentários

Registrar um comentário