Nota de Repúdio à violência vivenciada por assistentes sociais do INSS no dia 28 de Maio na sede do Instituto em Brasília

 

*Publicado em 30/05/2018

 

O CRESS-BA vem a público manifestar repúdio à ação truculenta sofrida por assistentes sociais  e integrantes de movimentos sociais no dia 28 de Maio na sede da direção central do INSS em Brasília-DF. Como parte da programação do Encontro Nacional em defesa da Previdência Social e do Serviço Social no INSS, o ato público  foi marcado por agressões às/aos manifestantes perpetradas pela equipe de segurança do prédio. A atividade objetivava a denúncia ao desmonte dos serviços previdenciários, à ingerência de organizações externas na gestão do INSS, à ameaça de extinção do Serviço Social na autarquia, bem como, realização de reunião com a então presidente interina do instituto. Os/as servidores não foram atendidos/as pela presidente , tendo sido definida uma agenda  para o dia 06 de junho. 

 

Os ataques à Política Previdenciária e ao Serviço Social no INSS se intensificaram nos últimos anos provocando rebatimentos como intensificação da precarização do trabalho do/da assistente social expressa em assédio moral, reorganização de processos de trabalho, atos normativos que impactam na autonomia profissional e redução de direitos da população usuária. 

 

O CRESS-BA, através da Comissão de Previdência Social, tem articulado ações de organização da categoria no estado, denúncia desse cenário e construção de estratégias que viabilizem o enfrentamento ao processo de desmantelamento da política previdenciária pública. A delegação baiana que participou do encontro nacional manifestou consternação quanto ao ocorrido no ato público e em mobilização com outros/as sujeitos/as tem proposto atividades descentralizadas no interior da Bahia para os meses de junho, julho e agosto.

Comentários

Registrar um comentário