CRESS-BA participa da XIV Conferência Municipal de Saúde de Salvador e aprova cinco moções em plenária

 

*Publicado em 07/06/2018

Aconteceu nos dias 29 e 30 de maio a XIV Conferência Municipal de Saúde de Salvador. Reunindo, representantes da sociedade civil, gestores e trabalhadores da saúde, o evento tinha como tema central "Salvador e a multiplicidade de cuidados: dialogando sobre atenção e promoção a saúde".

 

A conferência objetivava ainda, a discussão sobre desafios e perspectivas para a expansão da atenção básica no município, bem como melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS) da capital baiana. Outros pontos debatidos foram: Plano Municipal de Saúde: a Participação e Controle Social, Gestão em Saúde, Atenção Especializada e Vigilância em Saúde, além de Gestão do SUS e Modelos de Atenção. As propostas poderão fazer parte, do próximo plano municipal de saúde.

 

As conferências são importantes espaços para mobilização e sensibilização da sociedade civil em torno do controle social e das políticas públicas. Compreendendo essa questão, o CRESS-BA participou do evento com uma delegação composta por quatro assistentes sociais: Elisangela Santos, Ana maria oliveira, Caroline Ramos e Patrícia Regina Cruz.

 

Além das contribuições no debate, o CRESS-BA apresentou e aprovou em plenária 5 moções, são elas:

 

1 - Moção de repúdio a alteração na PNAB e denunciando as condições de trabalho dos profissionais da atenção básica, em especial das (os) Assistentes Sociais que não tem condições éticas e técnicas de desenvolver o exercício profissional

2- Moção de repúdio à situação da assistência materno infantil na cidade de Salvador e na Bahia

3- Moção de repúdio o processo de desmonte e privatização do SUS

4- Moção de repúdio a alteração do art 37 no plano de cargos e salários dos servidores da saúde de Salvador.

5- Moção de repúdio pelo não cumprimento das 30 horas para o As em Salvador.

Comentários

Registrar um comentário