I Assembleia Geral Ordinária do CRESS-BA define delegação do 47º Encontro Nacional e aprova repasse financeiro do exercício 2017

 

*Publicado em 19/07/2018

Aconteceu na manhã do dia 07 de julho (sábado), a I Assembleia Geral Ordinária do Conselho Regional de Serviço Social – 5ª Região (CRESS-BA). A atividade que foi realizada no auditório do Sindicato dos Comerciários, teve início às 09h da manhã com a leitura e aprovação do Regimento Interno da I Assembleia Geral e contou ainda com os seguintes pontos de pauta: Apresentação do balanço financeiro exercício 2017, Repasse das ações do CRESS no primeiro semestre 2018; Eleição de delegação para o 47º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS; Análise de Conjuntura e o que ocorrer.

 

Novidade na organização das assembleias do CRESS-BA, o Regimento Interno é um documento que foi apresentado, debatido e aprovado em plenária com o objetivo de garantir maior celeridade aos debates, bem como nortear para todas/os as/os presentes o desenvolvimento da atividade, além de definir ritos como tempo de fala e organização das pautas e votações previstas.

 

No segundo ponto de pauta, a conselheira Elaine Amazonas e o assessor de contabilidade Antonio Paim mediaram a apresentação do repasse do Eixo Administrativo-financeiro que compreende informações da comissão de inscrição, comissão de inadimplência, comissão de interiorização, comissão permanente de licitação (COPEL). Foram feitos repasses a respeito dos quadros gerais de receita, inadimplência e outros dados referentes à movimentação financeira de 2017.

 

O repasse das ações políticas também seguiu a lógica dos eixos temáticos do Conjunto CFESS-CRESS. A conselheira Jucileide Nascimento iniciou o repasse do Eixo Orientação e Fiscalização que compreende a comissão de Orientação e Fiscalização. Além das informações referentes às ações de visitas e atendimentos realizados pelo Setor de Orientação e Fiscalização, foi destacado ainda, a demanda referente aos cursos de extensão em Serviço Social que, ilegalmente, tem substituído a graduação em diversos municípios do interior da Bahia. A conselheira reiterou o compromisso do conselho com o acompanhamento e notificação desses casos, pois a defesa da formação é parte da luta pelo exercício profissional com qualidade e referenciado no projeto ético político historicamente construído pela categoria.

 

O repasse do Eixo Ética e Direitos Humanos que compreendem as ações das comissões de Gênero/Etnia/LGBT, comissão sociojuridica e comissão permanente de ética foi feito pelas conselheiras Tatianne Melo e Jucileide Nascimento que enfatizaram os eventos realizados, reuniões e participação em conselhos, a exemplo do Conselho Estadual LGBT. O repasse do eixo Seguridade Social foi feito a partir das informações das comissões de saúde, assistência social, direito à cidade e educação, enquanto que o eixo Formação Profissional compreendido pelo repasse da comissão de Trabalho e formação profissional.

 

A eleição da delegação para representação da Bahia no 47º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS deu seguimento à assembleia. Após a explicação do processo eleitoral, da apresentação dos nomes das conselheiras que compõem a delegação após definição do Conselho Pleno, foi iniciado o processo de candidatura e eleição de delegadas/os da plenária. Ao fim da votação a representação do CRESS-BA será composta por 12 assistentes sociais, são elas/es: Verinilson Lima, Dilma Franclin de Jesus, Débora Aragão, Julielba Chapermann, Tatianne Melo, Rita Cristina Oliveira, Alessivania Mota, Ana Maria de Oliveira, Albany Mendonça, José Marcelo Carvalho, Catharina Kaly Pereira e Elizeu Xavier. Farão parte ainda, enquanto convidadas/o, os/as trabalhadoras/es do conselho: João Alfredo Leite (assessor jurídico) e as assistentes sociais fiscais Camila Marques e Elaine Freitas. Enquanto observadores irão compor a delegação as/os assistentes sociais Helen Esquivel, Maria José Pompeu e Adriana Pereira.

Na sequência foi iniciado o ponto de análise de conjuntura, com a convidada, a assistente social Caroline Ramos. Em sua fala, foram retomados os principais pontos que, para ela, tem norteado a crise econômica e política atual: o neoliberalismo, neoconservadorismo e neodesenvolvimentismo. Carol destacou a mortalidade da juventude negra e o racismo operante no cotidiano social. Reiterou a importância da articulação dentro da categoria, no sentido do engajamento para a luta política. Ainda em sua fala, fez uma série de considerações sobre a diversidade existente entre os cenários de trabalho e formação profissional nas diversas regiões do país e trouxe a plenária para reflexão sobre a atuação nos encontros do conjunto.

 

Seguindo as atividades da plenária, foi feito o repasse da metodologia do encontro nacional e explicações sobre como será feito o monitoramento das ações durante o encontro nacional. Finalizando a assembleia, foi feito o repasse de que o 47º Encontro Nacional terá em sua estrutura espaço para crianças.

 

Acesse aqui o repasse da assembleia 

Comentários

Registrar um comentário