I Seminário Estadual Sobre o Trabalho da/o Assistente Social na Política de Assistência Social debate estratégias de articulação em defesa do SUAS

 

*Publicado em 23/07/2018

 

Assistentes Sociais e estudantes de Serviço Social lotaram o auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na sexta-feira,13/07, para participação no I Seminário Estadual Sobre o Trabalho da/o Assistente Social na Política de Assistência Social. A atividade realizada pelo CRESS-BA trouxe importantes nomes da área para exposições e debates em torno do trabalho do/a assistente social na política de assistência social e estratégias para a luta em defesa do SUAS.

 

A realização do seminário tinha ainda como objetivo o cumprimento de deliberação do 46º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS e antecede a realização do 2° Seminário Nacional sobre o Trabalho do/a Assistente Social na

O desmonte da assistência social e do sistema de proteção social foi o debate que abriu a programação, após a mesa de abertura. A Dra Ana Maria de Vasconcelos e a Ms Najila Thomaz de Souza estiveram à mesa com a mediadora e conselheira do CRESS-BA, Josimara Delgado. Durante a mesa foram propostas reflexões sobre o processo de sucateamento da política e sobre a atuação do capital e neoliberalismo contra os direitos sociais.

 

As tensões entre assistência social e trabalho e o projeto ético político profissional foi o tema da segunda mesa que contou com a participação da A.s do SUAS Maria José Pompeu e da pós doutora Esther Luíza de Souza Lemos e a mediação da conselheira do CRESS-BA, Débora Aragão.

 

As mobilizações e estratégias para trabalhadores da política de assistentes sociais foi o tema da última mesa composta por Régia Prado (CFESS) e Débora Aragão (CRESS-BA). A conselheira do CFESS, discorreu sobre espaços que a entidade acompanha e tem representação, na defesa dos direitos da classe trabalhadora como CNAS -Conselho Nacional de Assistência Social e Fórum Nacional dos/das Trabalhadores/as do SUAS. Já Débora Aragão, falou sobre as ações da Comissão de Assistência, a participação no Conselho Estadual de Assistência Social e no Fórum Estadual dos trabalhadores do SUAS da Bahia, bem como a representação do CRESS-BA enquanto membro da Executiva do FNTSUAS e as estratégias de articulação da entidade através dos Núcleos de Base do CRESS para mobilizar a categoria para participação nos conselhos e fóruns de trabalhadores e trabalhadoras do SUAS. O momento contou ainda com uma homenagem à Maria Lúcia Pereira, uma referência na defesa e na luta pela garantia dos direitos humanos da população em situação de rua.

Comentários

Registrar um comentário