IV Marcha do Empoderamento Crespo aconteceu em Salvador e reuniu manifestantes contra o racismo e em defesa da liberdade de expressão do povo negro

 

*Publicado em 14/12/2018

Aconteceu no último domingo (09/12), em Salvador, a IV Marcha do Empoderamento Crespo. A atividade organizada pelo coletivo, reuniu a juventude negra, diversas entidades políticas e culturais para o protesto contra o racismo em suas diferentes formas.

 

Esse ano, a IV Marcha teve como tema “Feminismos e Masculinidades: Por uma agenda de emancipação crespa” apresentando a necessidade de que o enfrentamento ao racismo perpasse diferentes frentes de luta, sendo essa questão estrutural no cenário de desigualdade vivido na sociedade brasileira. Apesar da chuva, a rua estava repleta de pessoas que a ocupavam com objetivo de reafirmar os traços e a identidade estética do povo negro. Em sua fala no ato, a ouvidora do Ministério Público do estado da Bahia, Vilma Reis, afirmou: "cada cabelo pra cima é um campo de batalha contra o racismo".

 

O CRESS esteve presente e apoiou a realização da IV Marcha do Empoderamento Crespo. A discussão acerca do enfrentamento ao racismo e as desigualdades que essa violência estabelece é uma bandeira de luta do Conjunto CFESS-CRESS e pauta da campanha das gestões do Conselho Federal e Regionais. O apoio do CRESS-BA é ainda parte da defesa do código de ética profissional que preconiza o combate a todas as formas de opressão.

Comentários

Registrar um comentário