A FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL E A EXPANSÃO E DA INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO NO NORDESTE.

 

*Publicado em 14/06/2019

 

 

A Comissão de Trabalho e Formação Profissional-CTFP do CRESS-BA-5ª região dando continuidade às Ações de Educação Permanente, realizou, dia 06 de junho, a Mesa-Redonda “A formação em Serviço Social e a questão da expansão e da interiorização do ensino – reflexões sobre o Nordeste e a Bahia”. A mesa contou com a presença de Andrea Alice Rodrigues Silva, professora do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2017); Tâmara Leite Galvino de Almeida, Assistente Social e Mestranda em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e Camila Marques, assistente social, agente fiscal e representante do Setor de Orientação e Fiscalização do CRESS-BA.

As palestrantes apresentaram um panorama da formação em Serviço Social na Bahia, destacando a expansão dos cursos pela via privada,  o crescimento do ensino à distância, o desmonte das universidades públicas,  a intensa precarização das condições de trabalho e da formação e  os desafios que esse quadro representa para a fiscalização do exercício profissional feita pelos Conselhos. O debate com a plateia ¾ composta por professoras e estudantes do Centro Universitário Dom Pedro II, da Faculdade São Salvador, da Universidade Católica do Salvador, das Universidades Federais da Bahia (UFBA) e do Recôncavo da Bahia (UFRB) ¾ apontou para a necessidade de unidade da categoria em torno de uma luta conjunta pela qualidade da formação em Serviço Social como forma de garantir a continuidade de nosso projeto ético-político.

As Ações de Educação Permanente desenvolvidas pela CTFP-CRESS-BA têm sido realizadas de forma itinerante nas diversas unidades de ensino e, dessa vez, a mesa redonda foi feita em parceria com o Centro Universitário Dom Pedro II, onde ocorreu o evento, contando com o apoio e a presença da coordenadora do curso de Serviço Social, professora mestra Milena Blumetti.

A coordenadora da CTFP, conselheira Josimara Delgado lembra que as Ações de Educação Permanente visam a “promoção do aprimoramento intelectual, técnico e político dos/as assistentes sociais, como forma de qualificar o exercício profissional, fortalecendo sua inserção qualificada e crítica no mundo do trabalho”. (Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS-CRESS, p. 45). Desde já fica o convite para a categoria participar de outros momentos de trocas e qualificação profissional

Comentários

Registrar um comentário