XXVIII Encontro Descentralizado do Nordeste. 

 

*Publicado em 23/06/2019

 

No XXVIII Encontro Descentralizado do Nordeste, do Conjunto CFESS-CRESS, que aconteceu entre 19 e 21 de julho em Recife-Pe, o último dia foi  dedicado para a avaliação geral dos trabalhos das gestões dos CRESS região nordeste. Pela manhã, os CRESS apresentaram o planejamento do conjunto CFESS/CRESS. O CFESS apresentou o modelo proposto para realizar o plano de ação, compatibilizado com as exigências da peça orçamentária, dentre outras informações e orientações pertinentes ao tema de planejamento e orçamento. Os CRESS se pronunciaram sobre os desafios e as conquistas referentes as adaptações ao sistema de orçamento público, com foco nas ações precípuas de uma autarquia. 
Durante a tarde, ocorreu a avaliação geral das ações realizadas pelos CRESS, sendo positivo o balanço, pois apesar das dificuldades enfrentadas referentes à arrecadação, à mobilização da base e o esvaziamento por parte de integrantes das Gestões que compõem os CRESS  atualmente, prevaleceu o compromisso com a entidade e o plano de lutas, na direção do projeto ético-político profissional, principalmente diante do contexto de crise político institucional em que se encontra o País.
 Por fim, na avaliação do evento pela Delegação CRESS Ba, foi destacada a organização, a receptividade do CRESS 4ª região - Pernambuco e  a importância na organização das delegações para contribuições articuladas e qualificadas do nordeste no Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS em setembro, no Belém do Pará. O clima foi de tranquilidade, sem deixar de destacar as apreensões do conjunto para enfrentar os tempos de autoritarismo e desmonte de direitos no contexto atual. Ficou deliberado na plenária final que o próximo Encontro Descentralizado - 2020 será sediado pelo Cress Sergipe, em Aracaju/SE. No último dia do evento, 21 de julho, a delegação da Bahia composta pelas/os delegadas/os Dilma Franclin, Verinilson Lima, Tatianne Melo, Anne Maia, Eliane Azevedo, Helen Esquivel e a observadora Beth Borges, se reuniu para realizar uma avaliação da participação, percepções do encontro e propostas de ajustes de atividades no Encontro Nacional, para além das atividades já programadas pelo CFESS.
Assim sendo, o consenso nos discursos pautou-se na responsabilidade de todas e todos quanto à participação comprometida nos espaços e o retorno desse investimento para o CRESS/BA e sua base, no sentido de possibilitar um importante reforço na formação, conscientização e reconhecimento do trabalho das gestões, além de permitir reafirmar a direção política escolhida pela categoria a o conjunto que a representa.
Por fim, os delegados representantes da base, destacaram a importância da Campanha sobre Racismo impetrada pelo conjunto CFESS/CRESS e de maneira unânime, a representatividade em termos uma presidenta mulher e negra, além do trabalho que vem sendo desenvolvido de maneira coerente, ético e comprometido pela atual Gestão, visto que quase todas as pautas previstas no planejamento de 2017 foram concluídas com êxito!
Compreendeu-se que representatividade importa e parafraseando Conceição Evaristo(tema desse encontro): " Eles combinaram de nos matar e nós combinamos de não morrer". Permaneceremos na luta!

Comentários

Registrar um comentário