MUDANÇA DO GARCIA

Quando se fala do Carnaval de Salvador, é impossível não referenciar o Bloco Mudança do Garcia.

Segundo os participantes mais antigos, o Mudança teve início entre as décadas de 20 e 30 e seu nome foi uma alusão à expulsão de uma prostituta famosa, numa segunda-feira de carnaval. A história contada pelos moradores é que, após a comunidade descobrir a profissão da vizinha, começou a pressioná-la a mudar de bairro. A mudança foi feita numa carroça e acompanhada pela garotada do bairro e, por conta disso, surgiu o Mudança do Garcia. (citado nos livros Perfis Urbanos da Bahia, página 96 de Geraldo da Costa Leal e A Capoeira na Bahia de Todos os Santos, página 127 de Antonio Liberac Cardoso Simões Pires). Com o tempo, o Mudança do Garcia ganhou a adesão de uma grande massa de pessoas de todas as classes sociais, de diversos bairros, sindicatos, organizações e movimentos sociais, além de um cunho ainda mais forte de mobilização política, que forma todos os anos, na segunda feira de carnaval, um cortejo de protestos espontâneos e bem humorados produzidos por aqueles que, descontentes e inconformados com a forma de governar dos políticos vão às ruas com suas bandeiras de luta dando assim, visibilidade para o público em geral do grande movimento de tradicional oposição e valorização da cultura popular em meio à mercantilização do Carnaval baiano.

 

Por estes e outros motivos o Conselho Regional de Serviço Social da Bahia sempre foi presença confirmada no Mudança do Garcia, e esse ano levará como tema central: “Política pública não se privatiza!”.

Porem, para que essa manifestação política da nossa categoria seja irrestrita, articulada e atenda a diversidade de políticas públicas é preciso a participação de todas e todos. Assim, solicitamos, que enviem até domingo dia 08-02-2015, as palavras de ordem que julgarem pertinentes para os cartazes do ato na Mudança do Garcia.

Aguardamos a sua contribuição para nosso grito nas ruas do Garcia ao Campo Grande na segunda feira de carnaval.

Vista sua camisa, traga sua bandeira e participe também!

P.s.: Camisas disponíveis na Sede do CRESS- BA. Contato: Setor Financeiro – (71)3322-0421 ou cress@cress-ba.org.br (Falar com Rosália)

 

Comentários

Registrar um comentário