Confiram tudo que aconteceu no Ética em Movimento de Teixeira de Freitas - Extremo do Sul da Bahia.

*Publicado em 01/11/2019

Aconteceu nos 25 e 26 de outubro de 2019, o Curso Ética em Movimento para os assistentes sociais da Região de Teixeira de Freitas - Extremo do Sul da Bahia. 

O curso é dividido em quatro módulos – Ética e história; Ética e trabalho profissional; Ética e direitos humanos; e Ética e instrumentos processuais – ministrados respectivamente pelas assistentes sociais Débora Aragão (Conselheira do CRESS Bahia) e Albany Mendonça ( Professora da UFRB). 

 

Este curso visa aprimorar a qualidade dos serviços prestados por assistentes sociais e valorizar o trabalho profissional, sob uma direção ética, visando ultrapassar o aspecto legal de cumprimento de direitos e deveres e se reger sobre os princípios éticos do serviço social, orientando nessa perspectiva social e política, a atividade profissional.

As atividades realizadas potencializa a reprodução do movimento da ética no cotidiano, tornando-a visível para a categoria e para a sociedade.Segundo a assistente social Angélica Diniz o Curso Ética em Movimento foi  e continuará sendo, de extrema importância para  os Municípios em que for ministrado. “ A capacitação leva o profissional a refletir acerca da sua prática profissional, o cotidiano e a realidade em que atua, sendo além de um curso de renovação, um momento também de inovação, reflexão e aprendizado”, pontua Angélica.

 

“Participar do curso Ética em Movimento , foi um momento importante para repensar os valores éticos que permeiam os princípios previstos no Código de Ética do Assistente Social, acreditando se possível a materialidade deste, mesmo em um momento de intolerância e conservadorismo que atentam contra aos direitos humanos neste momento ameaçados”, analisa a assistente social Lucinéia Soares.

 

“Ter feito a multiplicação do Curso Ética em Movimento para a assistentes sociais da Região de Teixeira de Freitas foi importantíssimo, já que são colegas que atuam em municípios que estão a mais de 700 km de distância da Capital. Essa é uma articulação do Cress- BA que objetiva o fortalecimento da categoria. Trocas de experiências, reconhecimento da necessidade de um olhar diferenciado para o fazer profissional e reflexões sobre a ética profissional no cotidiano, foram alguns dos pontos que marcaram o decorrer do desenvolvimento dos 4 módulos do Curso” conclui a assistente social e Conselheira do Cress-BA, Débora Aragão.

 

Comentários

Registrar um comentário