CRESS-BA e ABEPSS realizam capacitação sobre instrumentalidade para assistentes sociais da fiscalização do Conselho e profissionais da categoria 

 

*Publicado em 26/12/2019

 

O Cress-Ba realizou em conjunto com a Abepss, na data 19 de novembro, no auditório do Sindae, nos Barris, em Salvador, uma capacitação sobre instrumentalidade com a presença da Professora Dra. Yolanda Guerra. A atividade contou com a participação das assistentes sociais do setor de fiscalização do Conselho, assim como dos demais profissionais da categoria, e apresentou reflexões acerca da práxis, das dimensões técnica-operativas, da teórico-metodológica e da ético-política como indissociáveis, tendo a instrumentalidade direcionada por essas dimensões na materialização do nosso projeto ético político.

 

No dia seguinte ocorreu a mesa de abertura da Oficina Regional da ABEPSS Nordeste, que contou com a participação das representações:  Fernanda de Lima - Enesso, Ana Maria Cardoso- Ufba, Cheila Queiroz- Cfess e Dilma Franclin - Cress-Ba. Esse momento contou também com a participação da poetisa Maiara Silva, que convocou a reflexão/ação sobre ser negro(a).

 

Homenagem ao Dia da Consciência Negra

Na mesa de abertura a conselheira Dilma falou sobre a importância do do 20 de novembro, e a memória de Zumbi, Dandara, o quilombo dos Palmares na Serra da Barriga de Alagoas, e o significado do processo histórico de luta e resistência do povo negro. Ela destacou ainda que a  Abepss resiste e é de luta! E que fez parte do processo de luta em conjunto com o Cress/Ba para que termos o curso de serviço social em Universidades públicas.

 

Inserção nas universidades

Há 10 anos passamos a ter na Universidade Federal da Bahia e na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia o curso de serviço social. E, recentemente, a pós-graduação pública. “Isso é um marco, um divisor de águas para o campo da ciência da Bahia”, destacou Dilma. E falou ainda da continuidade da luta para conseguirmos a inserção do curso de serviço social na UNEB (Universidade do Estado da Bahia) e, quem sabe, nos institutos federais.

 

“O Cres-Ba reconhece os espaços ampliados da Abepss como ambientes de construção de saberes, que são produzidos coletivamente com estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e supervisores de estágio sobre os rumos da educação”, ressalta Dilma. E, não por acaso a Oficina regional e nacional de 2019, teve como tema central “projetos de educação no Brasil: impactos do avanço do conservadorismo na formação e no trabalho da/o assistente social”.

 

Segundo Tatianne Melo, suplente do Cress-BA, a ABEPSS constrói junto as entidades representativas do serviço social, ENESSO, e o conjunto CFESS/CRESS “a preservação do seu compromisso histórico demarcado pela defesa da educação pública de qualidade, como um direito, que garanta ensino, pesquisa, extensão e laicidade, numa perspectiva de defesa de um serviço social radicalmente crítico”.

Comentários

Registrar um comentário