2ª Assembleia de 2025 do CRESS-BA contou com repasse e aprovação de reajuste da anuidade

2ª Assembleia de 2025 do CRESS-BA contou com repasse e aprovação de reajuste da anuidade

 

O Conselho Regional de Serviço Social da Bahia 5ª Região (CRESS-BA) realizou no dia 11 de outubro de 2025, a 2ª Assembleia Geral Ordinária 2025, na sede do Conselho, reunindo assistentes sociais - profissionais da base e conselheiras/os - para discutir pautas fundamentais para a categoria, com repasses do Encontro Nacional, prestação de contas, planejamento e anuidade.

Após leitura e aprovação do Regimento Interno, foi realizado o repasse das discussões do Encontro Descentralizado do Nordeste e do 52° Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, destacando a participação da delegação baiana, composta por conselheiras, delegadas e delegados eleitos em Assembleia e pessoas convidadas dos Comitê Anticapacitista e Antirracista.

Também foi feito o repasse sobre o Seminário Nacional de Comunicação do conjunto CFESS/CRESS, encontro que buscou levantar reflexões sobre o tema da comunicação em interseção com o Serviço Social e a atuação profissional, reafirmando o compromisso do conjunto com a pauta do direito à comunicação e pela sua democratização no Brasil.

A prestação de contas do ano de 2025 foi apresentada pelo Conselho Fiscal, com um aprofundamento detalhado sobre a execução orçamentária e as ações realizadas.  A Primeira Tesoureira, Carina Alves, reforçou que os profissionais que não estão em exercício podem solicitar o cancelamento do registro para evitar cobrança indevida e orientou sobre os procedimentos para comprovação de empregabilidade, visando garantir agilidade e transparência nos processos.

Além disso, a gestão destacou os resultados positivos obtidos com a política de recuperação de crédito e combate à inadimplência, implementada ao longo do triênio. O investimento em estratégias de comunicação, aproximação com a base e aprimoramento dos processos administrativos resultou em uma redução significativa da inadimplência, que passou de 62% em 2023 para 52,88% em 2025. Esse avanço reforça o compromisso da gestão com a transparência e responsabilidade financeira.

A gestão reforçou ainda que, inicialmente, não havia previsão orçamentária para a realização dos cursos “Ética em Movimento” dentro do projeto CRESS-BA Chega Junto, que ocorre em diferentes territórios do estado da Bahia e tem o objetivo de descentralizar as ações do Conselho e se aproximar das e dos assistentes sociais dos municípios do interior. Entretanto, as estratégias adotadas de planejamento e gestão financeira possibilitaram a execução das atividades.

Foram apresentadas as mudanças internas implementadas pela gestão:

- Migração do sistema Implanta para Scire Tecnologia e posterior retorno para Implanta, após o não cumprimento do contrato, garantindo a normalização dos serviços online;

- Fortalecimento do Portal Transparência, com atualizações contínuas e planejamento orçamentário do triênio;

- Melhorias no processo de comunicação externa e interna, com a inclusão da conta Google Institucional, aquisição de equipamentos, adoção de chatbot por Whatsapp como canal de atendimento mais ágil e acessível para a categoria.

Assim, foi apresentado o planejamento orçamentário para o exercício 2026 e aprovado, pela maioria das e dos profissionais da categoria presente, o reajuste da taxa de anuidade, conforme deliberação do 52° Encontro Nacional CFESS/CRESS, em 2,5%, o que resultará no valor da anuidade de R$498,60 para o próximo ano. Importante ressaltar que o reajuste é importante para tentar garantir, minimamente, a continuidade das atividades da autarquia - principalmente as de fiscalização, registro e ética profissional - e as despesas contínuas, como salários, contratos e despesas como contas de água, luz etc.

Durante a Assembleia, foi realizada também uma votação coletiva para a constituição da Comissão Eleitoral do CRESS-BA 2026, responsável por conduzir o processo eleitoral da próxima gestão do Conselho. A composição aprovada ficou definida da seguinte maneira:

Presidência: Gilca Carneiro

Titular 2: Fabiana Santos

Titular 3: Elisabete Vitorino

 Suplente 1: Jandira Maria

 Suplente 2: Jaqueline Sousa

  

A formação da Comissão Eleitoral reafirma o compromisso do CRESS-BA com a transparência, a ética e a participação democrática no processo de escolha das próximas gestões.

A participação das e dos assistentes sociais nas atividades, comissões, Nucress e também nas Assembleias - espaços legítimos de diálogo e decisão coletiva - é fundamental para o fortalecimento da profissão e do papel do Conselho na defesa do exercício profissional. E caminha junto com descentralização das ações do Conselho, seja com atividades nos diversos territórios ou a partir da adaptação para realização de atividades em formato remoto ou híbrido, com transmissão e recursos de acessibilidade. 

A presença de cada pessoa, cada profissional de diversos espaços de atuação e territórios é importante e contribui com os rumos do Serviço Social, local e nacionalmente.

Comentários

Registrar um comentário