Recadastramento Nacional Obrigatório, saiba como participar

*Publicado em 12/04/2017

O Conjunto CFESS-CRESS iniciou em 2016 a Campanha Nacional Viva Sua Identidade, através da plataforma online , a/o assistente social deverá realizar o recadastramento nacional obrigatório e é convidada/o a participar de uma pesquisa que tem como objetivo traçar o perfil profissional da categoria.

 

Com o Recadastramento Nacional, os CRESS passaram a emitir o novo documento de identidade profissional, na modalidade de cartão policarbonato com chip, com vistas a permitir maior segurança e adaptação à nova realidade tecnológica.

 

É importante ressaltar que não há obrigatoriedade em substituir a sua atual carteira de identidade profissional. Se você tiver interesse pelo novo documento, após realizar o recadastramento eletrônico, você deverá imprimir o formulário disponível no sistema, assinar no local especificado, colar uma foto 3x4 com fundo branco e encaminhá-lo, pelos Correios ou em mãos, ao CRESS de sua região, juntamente com o comprovante do pagamento dos custos de emissão do documento.

 

A Campanha Nacional segue até o dia 31 de dezembro. Listamos abaixo algumas dificuldades frequentes para que você consiga realizar o recadastramento sem dificuldades, leia as instruções com atenção e participe:

 

A)Impossibilidade de conexão á página de acesso ao Recadastramento:

- Os problemas ocorridos no início do recadastramento já foram corrigidos e no momento o sistema está em pleno funcionamento. Entretanto, motivos diversos, como queda de conexão com a internet e configuração de rede do local onde a pessoa está conectada podem provocar falhas durante a utilização do sistema.

 

Nesses casos, a sugestão é que a/o profissional tente realizar o acesso por outros navegadores.

 

B)Impossibilidade de acesso ao Recadastramento por dados inválidos: 
- A/o profissional deverá entrar em contato com o Regional e verificar se as informações para acesso estão corretas. A partir desse contato, o CRESS irá atualizar as informações e encaminhar à Implanta para sincronização. Esse processo leva aproximadamente 24h após o recebimento das informações atualizadas.

 

C)Página de erro em inglês ao realizar alguma ação no site:
- A/o profissional deve tentar realizar novo acesso, seguindo o "Meu primeiro acesso".

Ou seja, acessar: http://www.vivasuaidentidade.com.br   > clicar no link "Recadastre-se agora" > selecionar o seu CRESS > clicar no botão "Meu primeiro acesso". Aparecerá a opção de cadastrar uma senha, em que o/a profissional deverá escolher e entrar no sistema com o CPF e a senha criada (caso não lembre deverá acessar a opção “Esqueci minha senha” que será enviada para o e-mail cadastrado), posteriormente, deverá ainda preencher ainda o “código de segurança” que será mostrado.

 

Caso o erro persista, a/o profissional deverá encaminhar email ao Regional informado o CPF, o nome da sua genitora, explicitar a ação que estava sendo executada e, se possível, enviar a imagem da página com erro/ um “print” da tela. A partir deste email, o CRESS entrará em contato com a Implanta.

 

D) Dificuldade em receber a senha por email, quando utilizado o link Esqueci minha senha:

- A/o profissional deverá verificar se o email cadastrado no Sistema do Recadastramento está correto e, caso contrário, atualizá-lo.

- Verificar na caixa de spam e confirmar se há recebimento de outros tipos de email na conta.

- Caso o problema não seja identificado, o/a profissional deverá entrar em contato com o Regional informando o problema, para que este encaminhe o caso diretamente a Implanta para análise.

 

E)CEP não localizado:

- O/a profissional deve comunicar ao CRESS.

- O CRESS deverá inserir/modificar o CEP no sistema e encaminhar a solicitação de atualização de dados para a Implanta.

 

F)Ausência do nome da genitora do/a profissional no registro:

- O Regional deve verificar se a opção ‘Não consta Mãe’ no campo RG está marcada no seu cadastro, caso não esteja assinalada, deverá realizar a atualização da informação junto a Implanta. . Para o primeiro acesso não será necessário informar o primeiro nome da mãe. 

 

G)Informações cadastrais incorretas ao solicitar o DIP (Alterações de Identificação do/a Profissional, como por exemplo: nome da/o profissional, filiação, estado civil, naturalidade):

- São informações passíveis de alteração SOMENTE pelo CRESS.

- A solicitação do DIP pelo/a profissional não deve ser confirmada, tendo em vista que após a confirmação não haverá a possibilidade de correção dos dados pelo Regional.

- O/a profissional deve entrar em contato com o Regional e apresentar os documentos comprobatórios, pessoalmente ou via correios, para realização de atualização das informações.

- O CRESS deverá proceder a atualização, realizar o backup da base de dados e encaminhar à Implanta para sincronização.

- Após a sincronização, o sistema apresentará as informações corretas, possibilitando o/a profissional de solicitar seu DIP.

 - Quando há confirmação com algum dado incorreto, o Regional deve realizar o ajuste no cadastro e encaminhar email à Implanta para alteração na base de dados de solicitação do DIP. Neste caso, somente será possível fazer a alteração se o DIP não tiver sido encaminhado para confecção.

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